Quanto custa e como contratar um serviço de recolocação profissional?

Imagem para destacar texto sobre serviço de recolocação profissional.

Se você busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o serviço de recolocação profissional pode apoiá-lo. Saiba mais!

 

O serviço de recolocação profissional da Blumen Consultoria é um programa desenvolvido com o objetivo de apoiar executivos que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Esse serviço pode ser contratado pelo próprio profissional ou pela empresa que opta por desligá-lo de seu quadro de colaboradores e proporciona inúmeros benefícios para ambos.

Neste artigo, vamos explicar quanto custa e como contratar um serviço de recolocação profissional. Para isso, vamos nos basear na entrevista que fizemos com Daniel Blumen. Confira seu breve currículo:

  • Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Ao longo de 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais, como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, com pós-graduação em Marketing na ESPM, possui MBA em Administração Estratégica pela FIA, e mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP. Apresentou artigo em congressos nacionais e também publicou artigos em periódicos científicos de importância nacional e internacional sobre tecnologia no processo de recrutamento e seleção envolvendo inteligência artificial.

Boa leitura!

 

Quais são os benefícios de utilizar um serviço de recolocação profissional?

De acordo com Daniel Blumen, tanto as empresas quanto as pessoas que contratam um serviço de recolocação profissional contam com inúmeras vantagens.

Ele afirma que quem participa de um programa de recolocação profissional tem direito à preparação de CV, que são feitos individualmente pela consultoria com foco nos resultados, atribuições e palavras-chave. Além disso, tem direito também às sessões individuais para desenvolvimento do perfil no LinkedIn, além de passar por simulações de entrevistas, ter acesso a ferramentas de autoconhecimento e receber orientações de marketing pessoal, networking e linguagem corporal. Desta forma, mais bem preparado, este profissional terá mais chances de causar boa impressão ao recrutador, conquistando a vaga desejada em menor tempo.

“Além disso, a oferta de um “go to market” (GTM) também acelera o processo. Nesse GTM, é oferecido encaminhamento de CV para as posições encontradas pelo assessorado, acompanhamento antes de cada etapa das entrevistas das quais participará e apresentação de vagas que aparecem para a consultoria. Com tudo isso bem trabalhado, a chance de recolocação profissional aumenta e, por sua vez, o tempo que a pessoa ficará fora do mercado será reduzido”, explica.

Ele reforça que as empresas que contratam o serviço de recolocação profissional têm como benefício o fortalecimento de sua marca empregadora. “Isso porque o tempo de recolocação será reduzido e o ex-colaborador entenderá que a empresa está oferecendo um benefício mesmo após sua saída, apoiando-o no pós-desligamento. Esse acolhimento reduz muito as chances de ações trabalhistas contra a organização”, comenta.

“Além disso, se a empresa estendeu o plano de saúde e a recolocação ocorrer antes do vencimento do plano, a organização pode deixar de pagar o convênio, pois o ex-colaborador já estará em uma nova empresa com um novo seguro saúde”, explica Daniel.

 

Quais são os custos típicos associados à contratação de um serviço de recolocação?

Daniel Blumen revela que os custos associados à contratação de um serviço de recolocação profissional podem variar.

“Para empresas, variam de acordo com o cargo de cada executivo e o que será ofertado no programa. Também levamos em consideração se incluirá sessões de coaching de carreira ou empreendedorismo, bem como o período que será disponibilizado o programa”, ressalta.

Ele destaca que, para pessoas físicas, os custos também variam de acordo com a oferta e que, na Blumen, são oferecidos dois programas:

“Temos o ‘Executivo’, e um outro programa que chamamos de ‘Premium’, em que oferecemos a preparação do programa ‘Executivo’, entre outros recursos extras, como DISC com devolutiva individualizada e toda a parte de Go To Market (GTM).


Como escolher uma boa consultoria de recolocação profissional?

Segundo Daniel Blumen, quem busca uma recolocação rápida deve optar por empresas que ofereçam atendimento individualizado em todos os serviços e em todas as etapas do processo. “Nesse sentido, é fundamental evitar empresas que tenham um atendimento pasteurizado, de prateleira, que não disponibilizam atenção exclusiva ao assessorado”, defende.

Ele destaca que pessoas que estão passando por um momento de desemprego precisam de um apoio integral, sem restrição de número de atendimentos e tempo dedicado. “Cuidado com consultorias que prometem ‘mundos e fundos’ e na hora de entregar, ficam muito aquém das expectativas de quem contratou”, alerta.

Ele recomenda ainda que se pesquise sobre as empresas a serem contratadas.  “Olhe no Google Meu Negócio as avaliações, pesquise no Reclame Aqui e, se for o caso, tente uma conversa com quem passou pelos serviços da empresa”, aconselha.

 

“Contratei outra consultoria antes de passar pela Blumen. O serviço fornecido deixou muito a desejar e não gerou nenhum resultado. O trabalho era muito limitado, pouco personalizado e com pouca profundidade.

Já com a Blumen foi muito diferente. Desde o começo, percebi que o atendimento seria muito mais próximo e humano. O Daniel possui grande expertise e passa todo o conhecimento para que tenhamos autonomia. Ele me passou diversas ferramentas que nem imaginava existir. Também acompanha todo o processo e ajustava a abordagem, tendo sempre em vista o objetivo do profissional.

Como resultado do trabalho, consegui o emprego que almejava, tendo sido o recrutador que encontrou meu perfil pelo aumento de visibilidade que a Blumen me proporcionou.”

Lucas Nishikawa,

assessorado pela Blumen Consultoria

 

Estratégias utilizadas no serviço de recolocação profissional

Questionado sobre quais as principais estratégias utilizadas no serviço de recolocação profissional para ajudar os profissionais a encontrarem uma nova oportunidade no mercado de trabalho, Daniel ressalta a importância de um “acompanhamento de perto, individualizado e com reuniões recorrentes”.

Além disso, ele assegura que o LinkedIn tem um papel fundamental na recolocação dos candidatos. “Na Blumen, como realizamos sessões individualizadas de LinkedIn, conseguimos garantir que todas as alterações necessárias no perfil do assessorado sejam feitas. Assim, temos uma taxa média de 40% de recolocação a partir do LinkedIn. Desse total, praticamente 85% são encontrados pelos recrutadores e os demais 15% são por aplicação às vagas”, detalha.

 

Tenho uma grande gratidão pelo trabalho da Blumen. Sou nutricionista de formação, também tenho formação em marketing.

Em 2022, eu busquei a realização de uma recolocação profissional. Já trabalhava há oito anos em uma mesma empresa e desejava fazer uma transição de carreira planejada, mas tinha muitas dúvidas do que eu poderia fazer e de qual caminho seguir.

Eu já havia presenciado o mesmo processo com o meu marido, que já havia contratado o serviço de transição de outra empresa e tinha várias ressalvas.

Por isso, eu me informei muito para tomar essa decisão. Então, não quis fazer com a mesma empresa que o meu marido havia feito e fiz um trabalho de prospecção.

Eu contatei cerca de oito empresas, fiz reunião com umas cinco, fui buscar avaliações do Google, avaliações do LinkedIn, fui olhar as redes sociais.

Busquei as pessoas que davam depoimentos nos sites das empresas e fui buscá-las no LinkedIn para ver se os depoimentos eram verídicos.

Fiz um trabalho bem minucioso porque é um investimento significativo e eu gostaria de ter o retorno.

Foi nessa busca que eu encontrei a Blumen, o Daniel me atendeu diretamente.

Conversei com algumas pessoas que tinham trabalhado com ele, e, de fato, os comentários eram só postivos.

O que mais me motivou a fechar com a Blumen foi a confiança e a transparência que o Daniel apresentou desde o início do processo.

Eu percebi em outras empresas que eles prometiam conseguir o emprego para você, por causa do banco de empresas que eles tinham.

E isso nunca foi o foco da Blumen, seu foco sempre foi o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e uma orientação personalizada.

Então, quando eu tinha um processo seletivo que caminhava, o Daniel sempre esteve disposto a personalizar a orientação de acordo com o processo que eu estava participando.

Portanto, isso foi fundamental para o sucesso, já que eu consegui fazer minha recolocação quatro meses depois que eu iniciei o processo com o Daniel.

Tenho muita gratidão porque não só tive o sucesso que precisava na transição, como também guardo para minha carreira profissional muitos aprendizados desde autoconhecimento, até a forma de conduzir processos seletivos (isso me ajudou até na forma de buscar pessoas para trabalhar comigo). Foi um grande salto para minha carreira.

 

Suzana Diniz

assessorada pela Blumen Consultoria

 

Tendências emergentes no campo da recolocação profissional

Cada vez mais a IA e as tecnologias em geral têm feito parte do processo de recrutamento e seleção e quem não acompanhar essas tendências passará despercebido pelos recrutadores. É o que afirma Daniel Blumen.

“Pessoas que estão trabalhando e são desligadas, naturalmente não estão atualizadas em relação às mudanças tecnológicas. Nesse caso, uma boa consultoria de recolocação profissional está a par do que acontece no mundo da tecnologia e poderá apoiar o assessorado de uma forma atual, proporcionando mais conforto aos processos”, afirma.

Ele ressalta que, quanto menor o cargo, mais tecnologia está envolvida no processo de recrutamento e seleção e menos humanização. Quanto maior o cargo, mais humanização está envolvida e menos tecnologia.

“Porém, o LinkedIn envolve todos os cargos, e não estou falando em vagas, mas no fato de os recrutadores e headhunters utilizarem essa plataforma para encontrar talentos”, diz.

Ele enfatiza que os candidatos precisam saber como aplicar para vagas que envolvem inteligência artificial. “Se forem selecionados, também devem saber como se comportar em uma entrevista de vídeo assíncrona, ou seja, sem ninguém entrevistando, mas sim respondendo perguntas que aparecem na tela”, finaliza.

 

Conclusão

Neste artigo, explicamos como funciona um serviço de recolocação profissional. Você conhece alguém que precisa participar de um programa como esse? Compartilhe este conteúdo.

 

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

AUTORIDADE: DANIEL BLUMEN É ENTREVISTADO POR COLUNISTA DO ESTADÃO

4 DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO ON-LINE QUE VOCÊ PRECISA SABER

RECOLOCAÇÃO DE EXECUTIVOS: PRINCIPAIS DESAFIOS E COMO SE PREPARAR