Devo ou não colocar “Open to Work” no LinkedIn?

Imagem para ilustrar matéria sobre como adicionar o selo "Open to Work" no LinkedIn

Neste artigo, Daniel Blumen, da Blumen Consultoria responde em que circunstância essa ferramenta deve ser adotada. Vem conferir!

 

Sabemos que o LinkedIn é uma excelente ferramenta para quem busca uma oportunidade de trabalho. Afinal, essa plataforma possibilita conectar profissionais a recrutadores que têm a missão de preencher vagas em empresas de todos os segmentos.

Para se ter noção, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e conta atualmente com mais de 900 milhões de usuários em 200 países e territórios.

Além disso, apresenta alguns recursos que vieram para revolucionar a forma tradicional de procurar emprego. Um deles é o selo “Open to Work”, um anel verde inserido na foto do perfil e usado para divulgar que um profissional está em busca de uma colocação no mercado.

Muito se discute se é aconselhável ativar o “Open to Work” no LinkedIn. Pensando nisso, entrevistamos Daniel Blumen, diretor da Blumen Consultoria, empresa focada em recolocação profissional. Confira seu breve currículo:

  • Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Ao longo de 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais, como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, possui MBA em Administração Estratégica pela FIA, pós-graduação em Marketing na ESPM e mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP. Possui trabalhos científicos publicados em periódicos de importância internacional e discutidos em congressos, com temas ligado à Tecnologia no Processo de Recrutamento e Seleção envolvendo IA.

Boa leitura!

 

Coloque “Open to Work” no LinkedIn apenas para recrutadores e mostre que você está em busca de emprego

 

O recrutador quer encontrar a pessoa certa no lugar certo e no menor tempo possível. É o que afirma Daniel Blumen. De acordo com ele, o LinkedIn Recruiter auxilia quem está recrutando por meio do botão “Buscando emprego”.

Porém, ele não aconselha seus assessorados a ativarem o selo “Open to Work” para todos os usuários do LinkedIn, mas marcar apenas recrutadores.

“O que eu aconselho é que, ao deixar uma empresa, os profissionais façam uma postagem em agradecimento, na plataforma e nunca falem mal da companhia, caso contrário, a pessoa pode se manchar”, acrescenta.

Ainda segundo Blumen, ativar o selo “Open to Work” para todos os usuários do LinkedIn tende a funcionar apenas para áreas muito solicitadas. “Por exemplo, quem trabalha com cibersegurança, ciência de dados, essas áreas de tecnologia, são bastante procuradas”.

Porém, ele acredita que pessoas que buscam posições mais comuns devem utilizar outras estratégias. “A partir do momento em que você está com aquele selo ‘Open to Work’, a pessoa pensa: ‘ele só está me mandando mensagens porque está procurando emprego’ e a abordagem tem que ser de outra forma, e não é pedindo emprego, nunca”, ressalta.

Daniel frisa que é possível ativar o selo “Open to Work” no LinkedIn apenas para recrutadores que utilizam o LinkedIn Recruiter. “Essa ferramenta facilita o trabalho dos recrutadores porque mostra, após alguns filtros, quem está procurando emprego em uma lista com 30, 40, 50 pessoas que tenham o perfil para a vaga”.

Ainda lembra que, na verdade, o selo “Open To Work” só aparece para quem anuncia para a rede. Do contrário, é por meio da utilização do campo “buscando emprego”, deixando assinalado apenas recrutadores.

 

Veja mais sobre o assunto no vídeo:

 

Quem deve ativar o “Open to Work” no LinkedIn?

Daniel Blumen defende que todos devem ativar o botão “Open to Work” para recrutadores no LinkedIn, independentemente de estarem ou não empregados.

“Temos que estar abertos para o mercado o tempo inteiro, para receber uma oferta melhor, mudar de emprego depois de um determinado período, receber uma promoção. É importante ser chamado por recrutadores, ver como você está no mercado, qual é a sua valorização”.

Conforme Blumen explica, mostrar-se aberto ao mercado não impacta negativamente na valorização do profissional.

Foto para ilustrar entrevista com Daniel Blumen sobre LinkedIn.

“Uma vez que o recrutador entra em contato, você só vai se movimentar se ele propuser uma oferta melhor do que o emprego que você possui. Além disso, as grandes empresas obedecem a uma régua salarial e um pacote de benefícios”, observa.

 

 

 

Como ativar o “Open to Work” no LinkedIn?

Agora que você já sabe a importância de ativar o botão “Open to Work” no LinkedIn apenas para recrutadores, vamos ensiná-lo a usar essa ferramenta para conseguir uma oportunidade de emprego. Confira:

  1. Clique no ícone “Eu”, na parte superior da página inicial do LinkedIn;
  2. Clique em “Ver perfil”;
  3. Clique no ícone “Editar” da caixa “Buscando emprego”;
  4. Adicione até cinco opções de cargo;
  5. Inclua os tipos de localidade (presencial, híbrido ou remoto);
  6. Inclua as localidades presenciais e remotas;
  7. Preencha o campo “data de início”;
  8. Escolha o tipo de emprego;
  9. No campo “Visibilidade”, que sinaliza quem pode ver que você está buscando emprego, clique em “Apenas recrutadores”;
  10. Clique em “Salvar”.

 

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • O LinkedIn é uma excelente ferramenta para quem busca uma oportunidade de trabalho;
  • Essa plataforma possibilita conectar profissionais a recrutadores;
  • O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e conta atualmente com mais de 900 milhões de usuários em 200 países e territórios;
  • O LinkedIn Recruiter auxilia quem está recrutando por meio do botão “Buscando emprego”;
  • Não é aconselhável ativar o selo “Open to Work” para todos os usuários do LinkedIn, apenas para recrutadores;
  • Ativar o selo “Open to Work” para todos os usuários do LinkedIn tende a funcionar apenas para áreas muito solicitadas e com pouca oferta de profissionais;
  • Pessoas que buscam posições mais comuns devem utilizar outras estratégias;
  • Todos devem ativar o selo “Open to Work” para recrutadores no LinkedIn, independentemente de estarem ou não empregados;
  • Mostrar-se aberto ao mercado não impacta negativamente na valorização do profissional;
  • É possível ativar o botão “Open to Work” no Linkedin facilmente, preenchendo alguns campos que mostramos neste artigo.

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