Autoridade: Daniel Blumen é entrevistado por colunista do Estadão

Imagem para ilustrar texto sobre inteligência artificial e LinkedIn.

Paula Braga, colunista do blog “MBA de A a Z”, convidou o diretor da Blumen Consultoria para falar sobre como os profissionais podem usar a IA a seu favor no LinkedIn. Saiba mais!

 

A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel de extrema importância quando o assunto é recrutamento e seleção.

Afinal, os departamentos de recursos humanos das organizações vêm utilizando essa ferramenta para selecionar os talentos de forma mais assertiva e eficaz, reduzindo custos e as chances de erros na triagem dos candidatos.

Nesse contexto, utilizar o LinkedIn de maneira estratégica é fundamental para os profissionais serem localizados por recrutadores, conquistando boas oportunidades.

Por esse motivo, Daniel Blumen, que está à frente da Blumen Consultoria, se debruça sobre esse tema, a fim de apoiar seus assessorados.

Identificando isso, Paula Braga, colunista do blog “MBA de A a Z”, do Estadão, entrevistou o especialista, que compartilhou dicas para se sair bem no LinkedIn e conseguir uma recolocação profissional.

De acordo com Daniel, o convite se deu após ele participar de um painel sobre carreira junto aos egressos do Mestrado em Gestão de Pessoas da FGV.

“Tive o privilégio de dividir o palco com a Paula ao conversar com os egressos do curso. Nessa oportunidade, comentei com ela sobre a minha pesquisa de mestrado, cujo tema foi a tecnologia no processo de recrutamento e seleção envolvendo IA”, afirma.

Daniel reforça que, nos seis anos que está à frente do negócio da Blumen Consultoria, entendeu o crescimento da importância do LinkedIn para os assessorados, já que, do total de recolocados com o apoio da Blumen, 40% acontece por meio do LinkedIn após passar pela mentoria que a empresa proporciona.

“Eu me aprofundei muito no tema durante esse tempo e durante a pesquisa no trabalho de mestrado. A experiência empírica, com o que acontece com os assessorados, além da pesquisa que faço com o LinkedIn, somada ao trabalho de mestrado, me deixam muito confortável para abordar esse assunto”, enfatiza.

Sobre os impactos que a IA têm provocado nos processos de recrutamento e seleção, ele afirma que se trata de uma revolução na forma de recrutamento, principalmente no momento de triagem.

“Dessa forma, os dois principais caminhos para os profissionais que buscam uma vaga é a aplicação do CV em plataformas que usam IA e ter um perfil muito bem trabalhado no LinkedIn para serem encontrados por recrutadores. Aliás, esse é o melhor resultado, e temos tido grande sucesso”, afirma.

Ele acrescenta que, com o crescimento dos job boards, que são os sites de vagas, as candidaturas aumentaram muito e a área de recrutamento e seleção não tem pessoal suficiente para suprir a demanda de CVs enviados. Assim, o sistema de IA faz o ranqueamento dos currículos a partir dos filtros estabelecidos pelos recrutadores.

“Isso agiliza a forma de contratação e proporciona mais precisão, porém é possível perder alguns talentos que não dominam a tecnologia. O RH quer ter a pessoa certa, no lugar certo, no menor tempo possível, e os sistemas de IA ajudam nesse processo”, explica.

Daniel alerta que os candidatos que não estiverem atentos a essa revolução digital passarão despercebidos pelos recrutadores. “Os recrutadores sabem que podem perder talentos que não estão engajados digitalmente, mas sabem também que tem oferta de muitos outros”.

 

Artigos sobre inteligência artificial no recrutamento e seleção produzidos por Daniel Blumen

Os artigos sobre tecnologia no processo de recrutamento e seleção envolvendo inteligência artificial, elaborados por Daniel Blumen, estão disponíveis na internet, e podem ser baixados em PDF. Veja:

 

Conteúdo #1

Aqui, você encontra a tese de mestrado, intitulada “O uso da tecnologia em processos de recrutamento e seleção: um estudo com recrutadores de empresas do setor farmacêutico do estado de São Paulo”.

 

Conteúdo #2

Clicando neste link, você pode ler o artigo “Dimensões do uso de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) em Recrutamento e Seleção (R&S): benefícios, tendências e resistências”.

 

Conteúdo #3

Por fim, para ler o artigo “O uso da tecnologia em processos de recrutamento e seleção: tendências e resistências”, discutido no congresso XLVI Encontro da ANPAD — EnANPAD 2022, e citado em uma reportagem da revista National Geographic, basta clicar aqui.

Reforçamos que este último traz, em sua página 10, um gráfico que mostra uma matriz de humanização versus tecnologia e a presença do LinkedIn no contexto do recrutamento e seleção. Vale a pena conferir!

 

Conclusão

Neste texto, mostramos que Daniel Blumen, recentemente, foi entrevistado por Paula Braga, colunista do blog “MBA de A a Z”, sobre o uso de inteligência artificial e do LinkedIn no processo de recrutamento e seleção.

Se você gostou deste texto, compartilhe com outra pessoa que possa se beneficiar com esse conhecimento.

 

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

4 dicas para entrevista de emprego on-line que você precisa saber

Recolocação de executivos: principais desafios e como se preparar

17 perguntas para entrevista de emprego: esteja preparado para respondê-las