Como montar um bom perfil no Linkedin?

Pessoa mexe no celular mostrando como montar um bom perfil no Linkedin. Imagem: Unsplash

O LinkedIn é uma rede social extremamente eficiente para quem busca crescimento na carreira ou oportunidades de negócio, pois possibilita interação entre seus usuários, que podem ganhar autoridade, compartilhando conteúdo relevante; atrair colaboradores e clientes; criar uma rede de networking; e acompanhar as tendências do mercado.

Por esse motivo, preparamos este artigo em que mostramos como montar um bom perfil no LinkedIn. Confira!

 

O LinkedIn reúne perfis de profissionais e empresas dos mais diversos segmentos e localidades. Por esse motivo, é uma rede social obrigatória para quem busca recolocação no mercado de trabalho, crescimento na carreira ou oportunidades de negócio.

Outras características igualmente importantes são a interação entre seus usuários e a possibilidade de ganhar autoridade, compartilhando conteúdo relevante; atrair colaboradores e clientes; criar uma rede de networking; e acompanhar as tendências do mercado.

Conforme um levantamento promovido pela empresa de recrutamento e software Jobvite e divulgado em nosso blog, 97% das organizações fazem uso das redes sociais para recrutar e selecionar funcionários.

Além disso, segundo esta reportagem, o Brasil é o quarto país com maior número de usuários nessa plataforma: ao todo, somos mais de 50 milhões.

Quando falamos em emprego, os números são animadores: só em 2019, aproximadamente quatro milhões de profissionais mudaram de emprego por meio do LinkedIn. Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a montar um bom perfil no LinkedIn e aproveitar o potencial dessa rede para se destacar profissionalmente.

As dicas que compartilhamos são de Daniel Blumen, da Blumen Consultoria. Confira seu breve currículo:

  • Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Ao longo de 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, com MBA em Administração Estratégica pela FIA e pós-graduação em Marketing na ESPM, atualmente cursa mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV.

 

6 Dicas para montar seu perfil no LinkedIn

Montar um bom perfil no LinkedIn é fundamental para tirar o máximo proveito dessa plataforma. Porém, nem todos sabem, com clareza, o que deve ser feito para atingir esse objetivo. Por isso, Daniel Blumen traz orientações valiosas. Confira:

 

  1. Monte um currículo completo

Registre todas as suas atividades profissionais e acadêmicas na plataforma para tornar seu perfil mais atrativo. Sendo assim, além dos seus dados pessoais, é indispensável inserir sua formação, cursos e treinamentos, tendo em mente a área de interesse.

“Na hora de expor suas experiências profissionais, é importante apresentar uma trajetória de evolução. Para isso, você deve classificar suas atuações da mais recente para a mais antiga e descrever seus projetos e cases de sucesso. Conte uma história capaz de chamar a atenção de potenciais recrutadores”, explica Daniel.

 

  1. Foto do perfil

“No LinkedIn, seu primeiro contato com outros usuários é por meio da foto de perfil. Por isso, esse detalhe merece um cuidado especial”, recomenda Daniel. Confira as orientações do sócio-diretor da Blumen para garantir uma imagem de perfil adequada:

  • Sua foto deve estar parecida com você, por isso evite excesso de filtros;
  • Também devem ser evitados óculos escuros ou imagens que cortam seu rosto ou o descaracterize de alguma outra forma;
  • Aposte em roupas mais formais, afinal trata-se de uma rede social voltada ao mercado de trabalho. Porém, os homens não precisam estar de gravata ou paletó e as mulheres não precisam necessariamente estar de tailleur;
  • Apesar da formalidade dos trajes, não deixe de sorrir na foto para despertar a empatia de quem visita seu perfil;
  • O fundo da foto também é importante, ele não pode ganhar mais protagonismo que você, portanto, tente um fundo neutro;
  • Caso não consiga, use o trakto (trakto.io), um site que ajuda a editar o fundo da foto;
  • Veja se a sua foto está no modo público e visível a todos os usuários do Linkedin. Muitas vezes temos a foto no perfil, mas não aparecem para conexões de 2º e 3º graus;
  • O Snappr é uma ferramenta muito útil para avaliar a qualidade da foto do perfil do LinkedIn. Trata-se de um app que utiliza tecnologias de reconhecimento de imagem e machine learning para analisar a foto.

As notas dadas pelo aplicativo vão até 100 e levam em consideração fatores como:

  • Sorriso;
  • Enquadramento;
  • Ambiente escolhido;
  • Zoom;
  • Fundo;
  • Regra dos terços; e
  • Edição.

 

  1. Exponha seus interesses de carreira

O LinkedIn permite expor aos recrutadores se você está em busca de uma oportunidade profissional. Além disso, você pode deixar claro quais áreas e oportunidades lhe interessam, assim como o local onde deseja atuar.

Portando, alimentar sua página com essas informações contribui para que você alcance seu objetivo e monte um bom perfil no LinkedIn.

 

 

  1. Customize a URL de seu perfil para tornar seu link mais amigável

Outro meio de otimizar o desempenho de seu perfil público é encurtando a URL a fim de tornar seu link mais amigável e atraente.

No LinkedIn, é possível ter uma URL personalizada por vez e a URL deve ter de 3 a 100 caracteres, sem espaços, símbolos ou caracteres especiais.

“O ideal é utilizar seu nome, e eliminar o número que já é pré-determinado, pois você compartilhará essa URL com quem deve encontrar seu perfil no LinkedIn”, recomenda Daniel Blumen. “Inclusive deve colocá-la em seu currículo”, ele completa.

O consultor também relata que a URL pode ser alterada no máximo cinco vezes a cada seis meses. “Porém, não é recomendado alterar sua URL com frequência. Afinal, isso pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade em encontrar o perfil”, ressalta.

 

  1. Produza conteúdo sobre sua área de atuação

Produzir conteúdo sobre sua área profissional é obrigatório se o seu objetivo é criar autoridade e se conectar com as pessoas certas. Veja a seguir o que você deve fazer para aproveitar esse recurso:

 

  • Confira as opções do LinkedIn:

Nessa plataforma, você pode produzir post no feed ou artigos. Na primeira opção, o número de caracteres se limita a 3.000, o que é perfeito para textos mais diretos. Já o conteúdo de um artigo pode ser mais aprofundado. A publicação no feed tende a trazer maior engajamento que o artigo. Porém, o artigo traz mais autoridade. Interessante é fazer um balanço em termos de publicações.

 

  • Leve em consideração seu público:

Saber exatamente a quem seu material se destina é fundamental para garantir uma comunicação eficaz com seu público. Isso permite definir a linguagem e a abordagem ideais.

“Porém, em todos os casos, é fundamental ser objetivo, fugindo de parágrafos imensos e ideias confusas”, reflete Daniel Blumen.

 

  • Escolha os temas com cuidado:

Manter a constância das publicações é essencial, mas não se deve postar apenas para cumprir essa meta. É muito importante escrever sobre temas que façam sentido para o seu público. “Algumas pessoas consomem textos mais complexos. Para outras, dicas ou experiências pessoais são conteúdo de valor”, expõe Blumen.

 

  • Enriqueça seu texto com imagens e outros recursos:

É muito mais agradável de ler um texto ilustrado com imagens e enriquecido com links e informações extras. Pense nesses detalhes na hora de preparar seu conteúdo, mas, cuidado com os direitos autorais das imagens. Se tiver dificuldade com isso, busque sites com imagens gratuitas

 

  1. Utilize o SSI para medir a força do seu perfil

O Social Selling Index (SSI) é uma ferramenta que analisa o quão “vendedor” está o seu perfil no LinkedIn.  Quanto maior o seu SSI, mais contatos você conseguirá atrair e mais forte é o seu perfil para os negócios.

Ele tem como base quatro pilares, que valem 25%. Sendo assim, seu SSI máximo é de 100%. Esses pilares são:

 

  • Estabeleça sua marca pessoal:

Para isso, você deve ter um perfil completo, apresentar conteúdo relevante ao seu público, interagir com as pessoas nos textos postados e receber recomendações.

 

  • Localize as pessoas certas:

Esse pilar consiste em utilizar a ferramenta de busca, expandir a rede de conexões, pesquisar prospects e conferir quem visualizou seu perfil.

 

  • Interaja e ofereça insights:

Aqui, a ideia é compartilhar conteúdos relevantes, que o ajudem a ter uma imagem confiável; obter informações por meio do Linkedin e comentar em posts e grupos.

 

  • Cultive relacionamentos:

Conectar-se a outros profissionais é essencial. Além disso, é importante ter como foco pessoas relevantes em sua área de atuação.

 

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