Assessment: o que é e em que momentos pode ser útil

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As diversas metodologias de assessment disponíveis no mundo corporativo têm ajudado a aumentar a eficiência das companhias e a melhorar a vida dos colaboradores, dentro e fora do trabalho.

 

Segundo o dicionário Cambridge, assessment é o “processo de levar em consideração todas as informações sobre uma situação e daí fazer um julgamento”. No mundo corporativo, o conceito é traduzido geralmente como avaliação. Mas é importante extrairmos do verbete a ideia de que assessment é um processo que analisa o todo.

 

Essa metodologia, focada na avaliação, orientação e desenvolvimento de gestores pode auxiliar a empresa a avaliar os colaboradores a partir de um ponto de vista mais amplo e holístico, e permite ao próprio profissional que ele se conheça melhor e tenha mais consciência sobre suas competências e seus padrões de comportamento. Em outras palavras, o assessment ajuda a “tirar o melhor” de cada um no quadro de colaboradores, da base à liderança.

 

As ferramentas de assessment podem ser baseadas tanto em análise comportamental quanto de desempenho, e são muito recomendadas para gestão de alta performance e para o desenvolvimento de processos de inovação. Com essa metodologia, a busca pelos objetivos coletivos e por alcançar as metas da organização é mais eficaz.

 

São três as vertentes principais das avaliações de assessment:

1. ASSESSMENT PESSOAL

Esse eixo privilegia a personalidade do colaborador, para traçar suas características mais essenciais e ajudá-lo, junto com o RH, a traçar um panorama mais preciso e abrangente sobre suas capacidades intelectuais. É um norte para identificar aptidões e impulsionar o crescimento profissional.

 

2. ASSESSMENT CULTURAL

Muitas vezes a performance de um colaborador pode estar insatisfatória, não por questões relacionadas as suas atitudes, e sim por ele não estar alinhado à cultura organizacional – se a companhia não a tem bem definida, as próprias lideranças precisam trabalhar nisso.

 

Essa vertente de assessment analisa a reciprocidade e a sintonia entre a empresa e o colaborador e, em casos em que as expectativas estão desalinhadas, auxilia a desenhar as ações que podem ser implementadas para melhorar a qualidade desse vínculo.

 

3. ASSESSMENT DE DESEMPENHO

Esse tipo de assessment está gradualmente caindo em desuso nas empresas, pois ele analisa de forma macro os resultados do conjunto das equipes, buscando identificar padrões no grupo que estão acarretando baixo rendimento, e acaba não contemplando as singularidades de cada colaborador.

 

APLICAÇÕES POSSÍVEIS DAS FERRAMENTAS DE ASSESSMENT

 

Ferramentas como o DISC, sobre o qual já falamos anteriormente no blog, e outros testes comportamentais, são parte da avaliação de assessment. Segundo Fredy Figner, consultor-associado da Blumen, esta avaliação pode ser empregada em diversos momentos dentro de uma empresa: quando há a necessidade de identificar o estilo de liderança dos gestores, em um plano sucessório, para o aperfeiçoamento de softs skills (habilidades), durante movimentações internas, no desenvolvimento de equipes de alta performance, para aumentar o nível de autoconhecimento de cada colaborador, na seleção de pessoas etc. “Em programas de treinamento e desenvolvimento de liderança, o assessment permite identificar líderes. Utilizar o ponto forte de cada colaborador e desenvolver as suas fraquezas são os fatores determinantes para ter uma equipe de sucesso. Um líder que consegue diferenciar perfis e sabe gerir por estilo comportamental será mais assertivo na tomada de decisão e ao utilizar as potencialidades do seu time.”, afirma Figner em sua coluna no portal de notícias iG.

 

Outro ponto ressaltado pelo profissional é sobre o momento de contratar este tipo de serviço. “O mercado de avaliações tem crescido muito no Brasil. Mas as empresas devem estar atentas e serem muito criteriosas ao selecionar o consultor especialista em assessment. O ideal é que ele seja experiente e tenha realizado cursos específicos da área.”

 

Veja abaixo alguns dos momentos em que o assessment pode ser útil nas empresas:

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Empresas que selecionam melhor seus talentos têm maior produtividade, maior chance de êxito e menor desperdício (tanto de gastos, quanto de tempo). Desde o recrutamento, o RH pode usar ferramentas de assessment para conhecer em profundidade os candidatos e avaliar se eles de fato se encaixam na vaga desejada e poderão se sair bem no ambiente da empresa.

 

AUMENTO DO NÍVEL DE AUTOCONHECIMENTO DE CADA COLABORADOR E NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Muitas vezes os colaboradores estão tão imersos em suas rotinas, que acabam ficando engessados e sem tempo para voltarem-se para si. Com as ferramentas de assessment, eles podem se conhecer melhor, buscando superar dificuldades e desenvolver pontos fracos. Funcionários que têm esta oportunidade se sentem mais satisfeitos em seus ambientes de trabalho e aumentam o rendimento. Isso é bom para todos: para a companhia, que ganha um clima organizacional e resultados melhores, e para o próprio colaborador, dentro e fora da organização.

Além disso, o assessment também pode dar aos colaboradores a oportunidade de desenvolverem as chamadas soft skills (habilidades que até então, muitas vezes, eles não sabiam que possuíam), ajudando-os a executarem suas tarefas de forma mais produtivas.

 

IDENTIFICAÇÃO DO ESTILO DE LIDERANÇA DOS COLABORADORES EM CARGOS DE GESTÃO

As ferramentas de assessment também podem ser muito úteis para identificar o estilo de liderança dos funcionários. Ao compreender os comportamentos, as competências, as habilidades e os pontos a ser melhorados de seus funcionários líderes, a empresa adquire uma visão mais clara e estratégica do dia a dia da companhia, sendo capaz de realizar ações e tomar decisões mais assertivas para o bom funcionamento da organização.

 

MUDANÇAS INTERNAS

O assessment pode ser um grande auxiliador no momento de implementar mudanças internas, tais como transformações de processos, reorganização de fluxos, redefinição de estratégias, realocação de equipes, transições sucessórias etc. Isto porque as diversas ferramentas de assessment ajudam na resolução de conflitos, que tendem a surgir em períodos de mudanças, no qual todos ficam mais vulneráveis.

 

Sua companhia já fez uso de alguma ferramenta de assessment? A metodologia foi eficiente? Registre a sua experiência no campo de comentários.

 

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