Os testes para a contratação de funcionários são essenciais para garantir contratações assertivas. Leia nosso texto e saiba mais sobre eles!
No competitivo mercado de trabalho atual, contratar os colaboradores certos é fundamental para o sucesso das organizações.
Afinal, contratações equivocadas podem resultar em alta rotatividade, custos com admissão, treinamento e nova contratação, além de gerar impactos negativos na produtividade e na cultura organizacional.
Por esse motivo, são indicados testes para a contratação de funcionários, capazes de contribuir com uma criteriosa seleção de novos empregados.
Para falar sobre esse assunto, entrevistamos a psicóloga, coach de carreira e consultora associada da Blumen, Liane Holzhacker. Confira seu breve currículo:
Com mais de 24 anos de experiência profissional, Liane tem como missão ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito de vida e profissional;
Com foco em Coaching de Carreira, Outplacement e Mentoria, possui mais de 500 horas em processos de Coaching;
- Formada em Coaching pelo Erickson College e ICI, tem especialização em Coaching de Carreira (ICI) e é certificada em instrumentos de análise de perfil comportamental: MBTI, DISC e Hogan;
- Graduada em Psicologia, com pós-graduação em Gestão Empresarial (FGV) e Liderança (Insper);
- Trabalha em Projetos de Outplacement pela Blumen Consultoria. Também é mentora voluntária do “IVG – Nós por Elas” desde fevereiro de 2022;
Elabora e aplica treinamentos comportamentais nos seguintes temas: Capacitação de facilitadores (30 horas), Entrevista por competências, Como falar em público, Excelência no atendimento ao cliente, Trabalho em equipe, Postura e ética e adm. do tempo.
Boa leitura!
Quais são os testes para a contratação de funcionários mais indicados?
Os 5 testes para a contratação de funcionários mais indicados são:
DISC
Hogan
Birkman
MBTI
24 forças de caráter
Veja o que Liane diz sobre cada um deles:
#DISC
Segundo Liane, o teste DISC possibilita avaliar comportamentos observáveis, motivadores e preferências comportamentais dos candidatos.
“Esse teste categoriza os comportamentos em quatro características principais: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Essas dimensões são capazes de oferecer insights sobre o comportamento desses indivíduos no ambiente de trabalho”, afirma.
Ela ressalta que, ao realizar esse teste, as organizações são capazes de compreender de maneira mais profunda os candidatos para além dos aspectos frisados nos currículos.
“Desse modo, o DISC ajuda a determinar se aquele indivíduo é compatível com as exigências do cargo e se tem fit cultural com a empresa, melhorando sua adequação à função e contribuindo com a formação de equipes mais coesas”.
#Hogan
Liane afirma que o teste Hogan é uma ferramenta que analisa tanto a personalidade quanto a performance dos candidatos, baseado em eventos passados.
“Trata-se de um teste extremamente completo, que possibilita vislumbrar as características individuais que afetam o comportamento no contexto do trabalho”, diz.
Ela destaca que esse teste para contratação de funcionários examina diversos traços, como a capacidade de liderança, a habilidade em trabalhar em equipe e de lidar com situações de pressão.
“Na medida em que avalia fatores como motivações, valores e preferências comportamentais, ajuda a prever a performance futura e a adequação cultural do candidato à empresa”, revela.
#Birkman
Conforme explicação de Liane, o teste Birkman consiste em uma avaliação comportamental multidimensional, que demonstra as preferências ocupacionais e estilo usual do indivíduo, além de pontos fortes, áreas de interesse, necessidades e reações ao estresse.
“Essa ferramenta ajuda a prever o desempenho e a satisfação dos profissionais em determinadas funções, esclarecendo como eles se comportam em ambientes de trabalho e situações distintas”, frisa.
#MBTI
Liane afirma que o teste MBTI é indicado como ferramenta complementar e não principal para processos seletivos.
“O MBTI mostra como o profissional busca motivação, qual é o foco de sua atenção, e o modo como ele processa as informações, tomadas de decisão e estilo de vida”, ressalta.
Ela observa que, apesar de não ser recomendado como única base para decisões de contratação, esse teste possibilita compreender as características psicológicas de uma pessoa de modo abrangente.
“A avaliação contribui para identificar como os candidatos podem se encaixar nas organizações, possibilitando a promoção de um ambiente de trabalho mais produtivo”.
As 24 forças do caráter
Diferente dos testes mencionados antes, “as 24 forças do caráter” é uma avaliação mais utilizada para o desenvolvimento dos profissionais do que no recrutamento em si. É o que afirma Liane.
De acordo com ela, essas forças se referem aos traços essenciais que contribuem para a evolução humana e o bem-estar psicológico. “Ao detectá-las e cultivá-las, os indivíduos são capazes de elevar seu potencial e encontrar maior satisfação em sua vida pessoal e profissional”, explica.
Quais são os principais objetivos de realizar testes durante o processo de contratação de funcionários?
Liane revela que o principal objetivo dos testes para a contratação de funcionários é coletar o máximo de informações sobre os candidatos. Dessa forma, é possível fazer um mapeamento do perfil do profissional.
“Esses dados irão complementar a avaliação realizada durante as entrevistas individuais e/ou em grupos. O recrutador tem a missão de entender a descrição da oportunidade que está aberta e buscar no mercado o profissional que mais se encaixe no perfil da vaga”, diz.
Quais são os desafios comuns ao realizar testes de seleção e como superá-los para garantir um processo eficaz?
De acordo com Liane, um dos principais desafios ao realizar testes para a contratação de funcionários é que, muitas vezes, os candidatos podem estar mais nervosos e ansiosos, já que o processo seletivo poderá ter um impacto significativo em sua carreira, saúde financeira e autoestima.
“Os profissionais que realizam o processo seletivo precisam estar atentos em relação às respostas dos candidatos, no sentido de verificar se o material foi respondido de forma genuína, ou seja, como ele realmente é, e não de forma ‘camuflada’: quem ele gostaria de ser”.
Conclusão
Neste artigo, apresentamos 5 testes para a contratação de funcionários que a sua empresa pode realizar para efetivar contratações assertivas. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outra pessoa que se interesse pelo tema.
LEIA TAMBÉM NO BLOG DA BLUMEN
7 dicas para contratar uma consultoria de recolocação profissional