O outplacement auxilia o colaborador que será desligado e traz vantagens também para a empresa contratante, mas é preciso avaliar bem o prestador do serviço.
É verdade que o Brasil enfrenta um clima de instabilidade política e crise econômica. Segundo dados do IBGE, no último trimestre de 2019, havia mais de 12 milhões de desempregados no país. Mas há esperança: a intenção de contratação no Brasil se mantém estável para o 1º trimestre de 2020, de acordo com pesquisa realizada pelo Manpower Group com amostra de 850 empregadores.
Esse é o melhor índice para um início de ano desde 2015.
Enquanto os cenários vão mudando, (torcemos para que a situação melhore), os setores de RH não podem esperar de braços cruzados. Seja para seleção e recrutamento, seja para desligamento de colaboradores, as consultorias oferecem serviços cada vez mais elaborados.
OUTPLACEMENT: O QUE É?
Outplacement, também chamado no Brasil de recolocação profissional, é um serviço que contempla todo o processo de desvinculação de um funcionário, desde quando a empresa se decide e opera internamente, até todo o preparo técnico e psicológico do profissional e porfim a assessoria no momento de tentar novas oportunidades, sejam elas de recolocação no mercado, transição de carreira ou pós-carreira etc.
A ideia do outplacement teve origem nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, como alternativa para absorver os milhares de desempregados voltando do serviço militar. Foi aprimorada nas décadas seguintes, com o surgimento das grandes companhias, e começou a ser oferecida no Brasil na década de 1980. Já o seu desdobramento, com o nome de outplacement, conhecido como “demissão humanizada”, é mais recente: teve início com a modernização das técnicas de desenvolvimento pessoal adotadas pelo RH de grandes empresas, quando também surgiram novas carreiras para executivos e altos cargos. Passou a ser necessário e muito bem-visto que as companhias assessorem seus colaboradores também na hora de demiti-los.
Nas grandes cidades do Brasil, sedes de importantes companhias e mercado pulsante para executivos e líderes, o outplacement atualmente é muito buscado pelas corporações e até por profissionais que procuram consultoria por conta própria. O número de empresas que oferecem esse serviço triplicou nos últimos 15 anos e há inúmeras consultorias que oferecem outplacement em SP.
O outplacement já não é um diferencial de poucas companhias, algo que só “pega bem”: ele é hoje um must have, “tem que ter”. Toda empresa que deseja ser bem-vista e respeitada no mercado necessita hoje contar com um programa de outplacement, pois o serviço demonstra a preocupação e o comprometimento da organização para com os colaboradores e até mesmo com o social. Oferecer outplacement em sua companhia significa ter a generosidade de preparar pessoas não apenas para outras oportunidades de trabalho, mas para novas ideias e novas possibilidades para a vida.
VANTAGENS PARA O BENEFICIÁRIO DO OUTPLACEMENT
- Acolhimento: o colaborador que participa de um programa de outplacement se sente mais respeitado, acolhido, amparado e sai dessa delicada experiência de desligamento menos abalado emocionalmente. Como o processo é gradativo e pode durar até 6 meses ou 1 ano, o beneficiário não tem sua rotina alterada tão repentinamente, e começa aí a grande diferença que o outplacement representa na vida do profissional.
- Orientação: entre o desligamento e o processo de preparação para novas oportunidades, o beneficiário tem o acompanhamento de profissionais qualificados que o auxiliam a refletir sobre sua trajetória e até mesmo repensar os rumos de sua carreira. Nesse momento, o assessorado ganha muito autoconhecimento e surgem insights úteis para o futuro.
- Treinamento: existem muitas atividades que podem ser realizadas durante um programa de outplacement, tais como análise e preparação de currículo, eventos de networking, sessões de coaching e simulações de entrevistas de emprego. O colaborador recebe a gratidão da companhia em forma de insumo e incentivo para os desafios que terá pela frente.
VANTAGENS PARA A EMPRESA QUE OFERECE O OUTPLACEMENT
- Fortalecimento da marca empregadora: ao oferecer um programa de outplacement aos seus colaboradores, a companhia melhora sua marca empregadora, ou seja, ela é bem-vista no mercado e atrai mais talentos. Ela transmite uma ideia de ética e respeito a todos os seus parceiros, fornecedores e clientes, o que no fim das contas acaba se revertendo em resultados. O outplacement até facilita a outra ponta do trabalho do RH, o processo de recrutamento e seleção, pois como a empresa tem uma boa imagem, é desejada pelos profissionais e eles mesmos passam a procurá-la espontaneamente.
- Incentiva os demais colaboradores: o outplacement é positivo para quem vai permanecer na empresa também, pois quando a companhia demonstra que se interessa pela vida e pela carreira dos colaboradores, eles se sentem mais seguros e motivados para trabalhar e crescer ali, com mais foco e resultado.
- Evita rumores negativos: um colaborador desligado de maneira pouco delicada pode sair magoado da empresa e até tomar atitudes insensatas. O outplacement pode evitar que o ex-colaborador crie rumores negativos sobre a empresa, divulgue informações confidenciais as quais tinha acesso, e até mesmo dê início a processos trabalhistas.
COMO ESCOLHER UMA EMPRESA QUE REALIZA PROGRAMAS DE OUTPLACEMENT EM SP
Durante o processo de outplacement, o colaborador tem altas expectativas e acaba lidando com aspectos profundos de seu universo íntimo, então podem surgir inseguranças e angústias. Além disso, o que está em jogo é muito precioso: sua felicidade e seu futuro profissional.
Por isso, é muito importante que a empresa contratada para assessorar nesse processo seja realmente especializada e profissional. Separamos algumas dicas para você se informar melhor e escolher uma consultoria de outplacement em São Paulo.
- Informe-se: peça indicações para colegas da área de RH, pesquise sobre o histórico profissional dos especialistas à frente da empresa de outplacement em São Paulo, procure descobrir se a consultoria tem boa reputação e bom relacionamento com headhunters, analise as empresas para as quais a consultoria já trabalhou.
- Avalie: leia atentamente todo o escopo do programa oferecido pela consultoria de outplacement em SP, para poder comparar valores e objetivos. Tire todas as dúvidas que tiver antes de contratar o serviço, e certifique-se de que o serviço é personalizado – ou seja, se o acompanhamento será feito individualmente ou junto a outros assessorados.
- Experimente: além do renome da consultoria, pequenas e médias empresas de outplacement em São Paulo podem oferecer um serviço mais personalizado, que se adequa melhor à sua necessidade, e por um preço mais viável. Consultorias menores tendem a se dedicar a seus clientes com mais exclusividade e foco.
- Acompanhe: depois de contratar um serviço de outplacement em SP para sua empresa, mantenha contato com o colaborador beneficiado para saber se o processo está sendo satisfatório e se a consultoria está entregando o combinado.
- Levante diferenciais: além dos serviços de elaboração de CV, simulado de entrevista, carta de apresentação, veja se o serviço traz diferenciais como trabalho individualizado; encaminhamento de currículo a posições encontradas no mercado, bem como para headhunters e consultorias; e apoio no desenvolvimento de um perfil campeão no LinkedIn.
Sua empresa realiza programas outplacement? Como é este processo? Registre a sua experiência no campo de comentários.
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