6 dicas para entrevista de emprego online

Recrutadora realiza uma entrevista de emprego online com uma candidata (Imagem: Pexels)

Neste artigo, abordamos tudo o que você precisa saber para se sair bem em uma entrevista de emprego online. Confira!

 

 

A pandemia de coronavírus intensificou um processo que já vinha acontecendo no mercado de trabalho, que é a preferência das empresas pela realização de entrevista de emprego online.

Isso é um bom sinal: significa que as contratações não foram paralisadas, apesar do cenário de crise. Porém, para ser bem-sucedido em um processo seletivo com esse perfil, é importante se preparar para a entrevista de emprego online.

Há muito tempo, os anúncios de jornal deram lugar a ofertas de emprego publicadas na internet. Dessa forma, o tempo entre a seleção e a contratação foi otimizado, pois os recursos digitais possibilitaram uma comunicação mais eficiente entre os recrutadores e os candidatos.

Em recrutamentos online, as empresas podem implantar várias etapas, testando as habilidades dos profissionais que pleiteiam a vaga disponível. Nesse sentido, eles podem ser avaliados a partir de testes de personalidade, exames de proficiência em línguas, provas de raciocínio lógico, demonstrações de conhecimento técnico e entrevista de emprego online.

Essas etapas variam conforme os critérios exigidos para o preenchimento do cargo oferecido. Determinadas vagas exigem profissionais altamente preparados, sendo assim, pode haver um número maior de etapas eliminatórias e estas tendem a ser mais complexas. Porém, algumas regras são válidas para todos os casos.

Por isso, se você tem o objetivo de se destacar em uma entrevista de emprego online e, dessa forma, conquistar a oportunidade desejada, este post foi feito especialmente para você.

No nosso artigo, vamos compartilhar dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego online, com orientações de Cammila Yochabell.

Cammila Yochabell é potiguar, natural de Mossoró. Formada em Petróleo e Gás, com MBA pela FGV em Recursos Humanos. Atuou em empresas da indústria de óleo e tecnologia e, em 2016, fundou a Jobecam, uma plataforma 100% digital de vídeo-recrutamento, que torna o processo mais eficiente e inclusivo.

Daniel Blumen, sócio da Blumen Consultoria, também traz considerações sobre o tema. Confira.

 

ENTREVISTA DE EMPREGO ONLINE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONQUISTAR A VAGA DESEJADA

 

Em entrevistas de emprego online, é muito comum que o candidato grave a entrevista a partir de perguntas que aparecem na tela ou até mesmo que este processo seja um bate-papo com o recrutador, “ao vivo”. Isso exige cuidados que seriam necessários também em uma interação presencial, além de uma atenção especial a detalhes inerentes a essa modalidade de comunicação.

Veja, a seguir, as dicas de Cammila Yochabell para se sair bem nessas situações:

 

  1. Prepare-se como se fosse para uma entrevista presencial.

Lembre-se de que a expectativa do entrevistador não é diferente do que ele espera em uma entrevista presencial.

Sendo assim, você precisa estar preparado para demonstrar durante a sua interação com o recrutador tudo o que é capaz de fazer pela companhia.  Para isso, comunique-se de maneira clara e eficaz.

 

  1. Pesquise sobre a empresa que almeja trabalhar.

Você precisa saber se os valores e a missão da empresa estão de acordo com o que você acredita. Dessa maneira, a orientação de Cammila Yochabell é que você pesquise sobre a organização.

Entender como a companhia funciona e mostrar ao recrutador que compreendeu e se identifica com os seus valores pode ser um grande diferencial que colocará você um passo à frente da concorrência.

 

  1. Tenha em mente os seus pontos fortes, sejam eles hard skills ou soft skills.

Para se destacar em uma entrevista de emprego online, é fundamental ter autoconfiança, além de conhecer seus pontos fortes e saber onde você manda muito bem. Assim é possível surpreender positivamente o recrutador durante a entrevista.

Conforme explica Cammila, as habilidades que domina devem aparecer naturalmente ao longo de seu discurso. “Não falando que você é bom, mas contextualizando, dando exemplos, colocando os pontos sutilmente no seu discurso de entrevista”, explica.

 

  1. Caso realize uma pré-entrevista gravada e/ou vídeo-currículo, tenha alguns cuidados.

Pode ser que você precise gravar uma pré-entrevista ou produzir um vídeo-currículo, expondo suas habilidades e todo o seu potencial (você pode, inclusive, fazer seu vídeo-currículo gratuitamente em www.jobecam.com). Nesses casos, o indicado é escolher ambientes claros, organizados e silenciosos com o objetivo de produzir um material atrativo, com estética harmoniosa.

Todo bom vídeo tem como origem um roteiro de qualidade, que dê suporte para o seu desenvolvimento. Você não precisa decorar tudo o que está nesse roteiro, mas ele vai direcionar o que será dito no vídeo e dará embasamento para a produção.

Feito isso, o próximo passo é caprichar na escolha do ambiente, conforme sugerimos. O local deve estar organizado e, se possível, silencioso. Dê atenção ao áudio, que deve ser suficientemente claro para o seu interlocutor. Procure usar o microfone do celular para garantir a sonoridade adequada.

Você também deve se preocupar com a questão da luminosidade. Nesse sentido, é recomendado usar luz natural, gravando próximo a uma janela aberta e, se for possível, acender em sua frente uma lâmpada fria (branca). Outra preocupação referente à iluminação é a necessidade de evitar sombras.

Sobre a câmera, há detalhes que podem fazer a diferença. Alguns celulares gravam com a câmera traseira e a frontal. Prefira a câmera traseira porque ela garante mais qualidade para a imagem. Mas, caso você não tenha um celular com câmera ou até mesmo uma câmera de alta qualidade, não se preocupe. Faça o vídeo-currículo dentro de suas possibilidades, pois o mais importante para o recrutador é poder conhecer você, suas experiências e competências.

Antes de gravar, limpe a câmera com um pano limpo e seco e use um tripé para que o vídeo não passe a impressão de estar “balançando”. Lembre-se de centralizar a sua imagem e não deixar a câmera cortar sua cabeça ou ombros.

Para finalizar, na hora da gravação, olhe para a câmera e não para a tela. Isso transmitirá confiança ao empregador porque imprime a sensação de “olho no olho”. Para deixar seu vídeo ainda melhor, você pode contar com aplicativos de edição. E o melhor de tudo isso é ser possível ensaiar e gravar quantas vezes forem necessárias até conseguir um resultado satisfatório.

 

  1. Vista-se de maneira adequada.

Para uma entrevista de emprego online, você deve se vestir como se sente mais confortável profissionalmente.

A fundadora da Jobecam recomenda: “Se a vaga exige um dress code mais social, vista-se de social. Se o dress code é despojado, vista-se mais despojado. Mas atenção! Cuidado nos exageros. Afinal, é uma entrevista de emprego”.

 

  1. Se a entrevista de emprego online for on time com o recrutador, busque um ambiente calmo e organizado.

Ambientes calmos e organizados ajudam a entrevista a fluir de forma natural e sem interferências. Porém, sabemos que em tempos de quarentena, nem sempre conseguimos nos adequar a essa necessidade.

“Caso não consiga esse espaço mais tranquilo, no início da entrevista, sinalize que está com outras pessoas na casa, com criança e que, possivelmente, poderá ter alguma interferência durante a entrevista”, aconselha Cammila.

 

Daniel Blumen, sócio da Blumen Consultoria, também acrescentou alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de se preparar para uma entrevista de emprego online:

 

Conforme expõe, é necessário, na criação do roteiro, reforçar as suas conquistas e resultados marcantes.

“Isso vai fazer lembrarem de você! Procure incluir algo em que você seja único e que fará diferença para a empresa. Por isso, se souber qual é a empresa, estude-a e estude também os seus concorrentes”, considera.

Se for uma empresa B2C e que tenha produtos em PDV, vá até o ponto de venda, conheça os itens que a marca comercializa, veja como estão expostos, analise preço versus concorrência, veja embalagens, nível de inovação, converse com os vendedores e promotores da loja. Informação é muito importante neste momento. Durante a entrevista, aproveite e comente que você foi ao PDV e pesquisou a empresa.

Daniel ressalta, ainda, que é importante analisar a descrição da vaga e alinhar seu discurso com as informações que encontrar, mas sempre de maneira verdadeira.

Além disso, orienta que é necessário ter domínio da comunicação. “Por isso, deve treinar, treinar, treinar de novo e treinar, até ficar bem bacana. Mostre para seus ex-chefes, amigos, marido, esposa. Peça um feedback”, conclui.

 

Se você leu  o nosso artigo até aqui, já sabe o que deve fazer caso esteja prestes a participar de uma entrevista de emprego online. Continue acompanhando os conteúdos que compartilhamos neste espaço!

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG:

O LinkedIn funciona para encontrar trabalho?

Como transformar o LinkedIn no meu melhor currículo?

Por que e como acompanhar o processo de recolocação profissional de ex-funcionários.

Outplacement SP: dicas na hora de contratar

Open chat