Como colocar currículo no LinkedIn para ser mais procurado pelas empresas?

Imagem que ilustra como colocar currículo no LinkedIn.

O LinkedIn é uma ferramenta essencial para quem busca uma oportunidade de emprego, pois permite compartilhar experiências, competências e interesses com potenciais recrutadores.

Porém, nem todos os candidatos sabem exatamente como colocar currículo no LinkedIn para chamar a atenção dos contratantes.

Por isso, neste texto, Daniel Blumen, da Blumen Consultoria, compartilha algumas dicas de como ser encontrado pelas empresas por meio do LinkedIn. Confira!

 

Se você está procurando trabalho e ainda não fez seu perfil no LinkedIn, está perdendo oportunidades de ser encontrado por recrutadores do seu segmento.

Isso porque essa rede social conta com mais de 870 milhões de membros e mais de 60 milhões de empresas cadastradas atualmente, sendo que oito usuários da plataforma são contratados a cada minuto.

Por outro lado, não basta criar um perfil. É preciso saber como colocar currículo no LinkedIn para chamar a atenção dos recrutadores e ser bem-sucedido na busca por uma vaga. Por isso, entrevistamos Daniel Blumen, sócio-diretor da Blumen Consultoria, que compartilhou algumas dicas.

Confira abaixo seu breve currículo:

  • Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Por 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, com MBA em Administração Estratégica pela FIA, pós-graduação em Marketing na ESPM, e mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV.

 

Colocar currículo no LinkedIn: confira as dicas de Daniel Blumen

Veja, a seguir, as dicas compartilhadas por Daniel Blumen para quem deseja colocar currículo no LinkedIn:

 

Informações gerais e título

  • As informações presentes no currículo do LinkedIn não devem divergir daquelas encontradas no currículo do papel, porém, o primeiro pode ser mais completo;
  • É importante inserir as palavras-chave adequadas nos campos Título, Sobre e Experiências. “Esses campos são mapeados pelo LinkedIn Recruiter”, explica Daniel. Clique aqui e veja como essa ferramenta funciona;
  • Não deixar de preencher todas as competências. Você tem direito a 50 competências e o próprio Linkedin vai oferecendo as dicas de quais são adequadas ao seu perfil;
  • No Título, você deve colocar a posição e a área, por exemplo, diretor de marketing: diretor é a posição e marketing a área;
  • No Título também é possível colocar cargos análogos, que devem ser separados por um traço vertical, como no exemplo: Diretor de MKT | Head de MKT | CMO.

 

Fotografias

  • A foto tem que ser feita pensando no LinkedIn. “Nada de selfie, foto dentro do carro, nem foto como padrinho de casamento, só porque você foi de paletó. Não utilize uma foto pronta, mas uma foto pensada para o LinkedIn. Não precisa ser feita de forma profissional. O importante é que seja produzida para a rede, mesmo que tirada pelo celular”, afirma.
  • Existem algumas ferramentas para testar a foto para o LinkedIn, entre elas, a Snappr Photo Analizer. Basta clicar em Analyze my LinkedIn foto e preencher os campos com o e-mail ou telefone e a senha do LinkedIn. Em seguida, a plataforma irá analisar sua foto e dar uma nota com várias explicações que justificam essa nota, oferecendo percepções sobre sua imagem pessoal, além do enquadramento e a qualidade da imagem em si;
  • Outra ferramenta com a mesma finalidade é o Photofeeler. Essa plataforma funciona assim: você junta créditos, comprando ou votando nas fotos de outras pessoas. Com eles, ganha o direito de ter sua foto analisada por pessoas de qualquer lugar do mundo.

Além disso, para ter sua foto avaliada, você deve logar no site e clicar em My photos.  Do lado esquerdo, aparecem três opções: escolher um arquivo do seu computador ou importar uma imagem do LinkedIn ou Facebook.

O próximo passo é escolher entre três categorias: Business (Negócios), Social ou Dating (Encontros). Dentro da categoria negócios, que é a que nos interessa neste artigo, você consegue definir seu título profissional ou especialidade e onde a foto será utilizada.

Depois de cerca de 12 horas, o Photofeeler envia para você um e-mail com um link. Nele é possível visualizar a impressão que você passa para as pessoas, além de ler comentários.

  • Também é possível editar o fundo da imagem de perfil para sua foto ter mais destaque por meio do site Trakto. Para assistir um tutorial sobre como fazer a edição, basta clicar aqui;
  • Daniel Blumen ressalta que é importante que as fotos do perfil tenham visibilidade para todos os usuários da plataforma.

“É importante verificar isso. Tem gente que deixa a foto visível apenas para quem é conexão, por exemplo, e isso pode prejudicar a visibilidade e a atração do perfil na rede. De acordo com estatísticas do LinkedIn, quem tem foto no perfil (e aberta para todos) tem 9 vezes mais chances de conseguir novas conexões, 21 vezes mais chances de ser visualizado pelos recrutadores e recebe 35 vezes mais mensagens”, explica.

  • O LinkedIn oferece a possibilidade de colocar uma foto de capa no perfil. Aproveite esse espaço.

 

Sobre

  • Daniel Blumen destaca que o Sobre pode ser feito de duas maneiras: similar ao resumo do currículo ou como um storytelling, em formato de narrativa, contando como construiu sua carreira até os momentos atuais. “O ideal é prender a atenção do recrutador. Não importa qual das duas opções você vai escolher: o importante é você demonstrar que é único”, afirma.

 

Experiências

  • Na seção Experiências, você deve colocar a empresa na qual trabalhou, o título da posição e descrever as funções que executava, em termos práticos, dentro do cargo, bem como seus resultados;
  • Também é essencial colocar a formação acadêmica no currículo do LinkedIn;
  • Nem no impresso nem no LinkedIn devem ser adicionados dados sensíveis, como RG, CPF e endereço completo. “No currículo impresso, você até pode colocar a localidade, como bairro e cidade, mas evitar o endereço completo, até por uma questão de segurança. Já telefone e e-mail devem ser colocados. No Linkedin, se você se sentir confortável, pode colocar estes dados no final do Sobre, mesmo que já tenha no campo Informações de Contato — lembrando que este último pode estar direcionado apenas aos contatos de primeiro grau”, explica Daniel;
  • O currículo no LinkedIn não possui limite de tamanho. Sendo assim, é possível incluir certificações, trabalhos voluntários e outras informações que, às vezes, não conseguimos explorar no currículo impresso;
  • Inserir os idiomas também é muito importante, tanto no LinkedIn quanto no currículo impresso.

 

Como encontrar uma oportunidade de trabalho pelo LinkedIn

Agora que você já sabe como colocar currículo no LinkedIn, vamos mostrar como encontrar um trabalho por meio dessa plataforma.

Na prática, existem duas maneiras de encontrar uma oportunidade, a primeira é pesquisar as vagas publicadas no site. A outra forma é seguir nossas dicas acima para ter um perfil completo e atrativo, aumentando as chances de ser achado.

Além disso, é essencial produzir e compartilhar conteúdos da sua área, que demonstrem seu conhecimento e autoridade.

Para Daniel Blumen, outro aspecto que merece atenção é a interação com outros usuários. “Conecte-se às pessoas e seja acessível. Mas escolha com cuidado suas conexões já que elas possuem um número limitado. Atente-se também ao fato de seu feed exibir o conteúdo produzido por essas conexões, então, é importante que sejam pessoas interessantes”, afirma. “Outra dica é se conectar com pessoas da sua área e que fazem parte de empresas as quais você tem interesse em trabalhar”.

Ele ressalta ainda que, caso o candidato tenha nível avançado ou fluente em outro idioma, também é recomendado fazer um perfil nesse idioma. “Mas, nos dois casos, é fundamental evitar erros, que são inadmissíveis na hora de construir uma boa imagem profissional”, destaca.

Blumen ainda orienta os candidatos a evitarem polêmicas em qualquer rede social. “Isso porque, atualmente, os recrutadores não se limitam a visualizar seu LinkedIn, mas também podem acessar outras mídias, como o Facebook e o Instagram”, afirma.

 

Conclusão

Neste artigo, Daniel Blumen, da Blumen Consultoria, compartilhou algumas dicas de como colocar currículo no LinkedIn. Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com alguém que possa se interessar pelo tema.

 

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