Passo a passo para criar um perfil profissional de sucesso no LinkedIn

Imagem de dois homens segurando um círculo com o ícone do LinkedIn para ilustrar artigo sobre como criar um perfil no LinkedIn. Imagem: Freepik.

Neste artigo, mostramos como criar um perfil no LinkedIn que traga benefícios como ampliar o networking, as conexões profissionais e as oportunidades de negócio. Confira!

Saber como criar um perfil no LinkedIn de maneira estratégica é essencial para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e para empresas que têm como objetivo atrair os melhores talentos.

Afinal, com mais de um bilhão de membros em todo o mundo, o LinkedIn é a principal rede social para networking, conexões profissionais e oportunidades de negócio.

Pensando nisso, entrevistamos Daniel Blumen, da Blumen Consultoria, que compartilhou dicas valiosas sobre como se destacar nessa plataforma. Confira a seguir seu breve currículo:

  • Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Ao longo de 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais, como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, possui MBA em Administração Estratégica pela FIA, pós-graduação em Marketing na ESPM e mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP. Publicou artigos em periódicos científicos de importância nacional e internacional sobre tecnologia no processo de recrutamento e seleção envolvendo inteligência artificial.

Boa leitura!


Qual é a importância de um perfil bem elaborado no LinkedIn para
profissionais e empresas?

De acordo com Daniel Blumen, são várias as vantagens de saber como criar um perfil no LinkedIn de maneira estratégica.

“Se o profissional tiver um bom perfil no LinkedIn, ele mostrará a sua imagem ao mercado, terá chance de vender seus serviços, terá a oportunidade de ser encontrado por recrutadores, fazer networking, encontrar ex-colegas de empresas, se conectar com pessoas que atuam na mesma área, se atualizar, se informar, participar de lives profissionais e fazer cursos gratuitos. Um bom perfil no Linkedin ajuda a construir a imagem profissional”, explica.

Ele reforça que, para a empresa, saber como criar um perfil no LinkedIn pode ajudar a construir a sua marca empregadora.

“Se a empresa estimular seus colaboradores a terem seus perfis completos e bem trabalhados, isso pode ajudar a atrair talentos para a organização. Por que isso acontece? Porque muitos candidatos pesquisam as empresas antes ou durante um processo seletivo, e uma página corporativa (LinkedIn Page), e seus colaboradores com perfis completos mostra aos candidatos uma organização da companhia, uma preocupação com a imagem e que as pessoas tem orgulho de trabalhar na empresa”.


Quais são os principais erros que as pessoas cometem ao criar um perfil no LinkedIn e como evitá-los?

Daniel Blumen afirma que muitas pessoas acreditam que basta criar seu LinkedIn, preencher alguns campos e inserir uma fotografia qualquer em seu perfil, sem conhecer a força dessa rede social e os benefícios que podem colher a partir dela.

“Deixar o perfil incompleto é como não ter ou talvez seja melhor não ter, pois prejudica a sua imagem. Mostra desleixo, pouco caso. Não trará benefício algum. É importante, no mínimo, atingir o perfil campeão, um parâmetro que o LinkedIn tem para que as pessoas tenham um perfil minimamente completo”.


7 passos para criar um perfil no LinkedIn que se destaque

Daniel Blumen compartilhou um passo a passo detalhado sobre como criar um perfil no LinkedIn que se destaque, afirmando que, inicialmente, o profissional deve preencher sete campos para conquistar um perfil campeão. Confira a seguir quais são esses campos:

  1. Foto: deve ser uma foto profissional. “Nada de óculos escuros, copo de cerveja na mão. Também não precisa estar de roupa social, depende do cargo e empresa ou vaga que você busca, mas uma foto profissional olhando para a câmera, de preferência com um corte um pouco abaixo dos ombros”, afirma.
  2. Sobre: “Aqui é um resumo bem trabalhado com 2.600 caracteres sendo objetivo, vendedor, com palavras-chave permeando o texto”, recomenda.
  3. Experiência: “Esse campo também precisa ser muito bem preenchido, com cargo e descrição do cargo. Coloque seus resultados, faça um texto claro, objetivo e persuasivo. Pode usar o que está no seu CV, porém, nesse caso, terá um espaço mais longo para escrever, já que o CV é mais objetivo buscando ter duas páginas. Este é um dos campos mais mapeados pela IA do Linkedin.”
  4. Localidade: “Preencha a localidade da região que trabalha ou quer trabalhar”.
  5. Setor: “Aqui pode ser escolhido um. Use o setor de atuação ou setor que quer atuar”.
  6. Competências: “O LinkedIn, recentemente, liberou 100 competências: quanto mais, melhor. No mínimo 5 e no máximo 100. As competências serão mostradas pelo LinkedIn a partir do preenchimento do perfil. Daí, é só ir adicionando cada uma. Você também pode buscar competências a partir das vagas que aparecem para você.”
  7. Formação acadêmica: “Coloque um a um os cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Coloque as datas de início e fim e as instituições que cursou ou está cursando. Procure encontrar o nome correto que automaticamente virá com o logo e deixará o perfil mais atraente. Isso vale também para o campo experiência”.


Como usar palavras-chave de forma estratégica para melhorar o ranqueamento do perfil nas pesquisas do LinkedIn?

Segundo Daniel Blumen, alguns campos são mapeados pela IA do LinkedIn. “Muitos recrutadores utilizam um serviço do LinkedIn chamado LinkedIn Recruiter, uma ferramenta de busca que ajuda a encontrar os talentos para a vaga aberta.

“Os recrutadores que fazem busca de talentos digitam cargos, que são formados por posição e área (diretor é a posição, marketing é a área), localidade, setor, competências”.

Nesse sentido, reforça, os campos mapeados do LinkedIn pela IA são: “título”, “sobre”, “experiência” (cargo e descrição da experiência) e “competências”.

“As palavras-chave são os cargos, as competências técnicas e comportamentais que devem permear o campo do título, o campo do sobre, das experiências e o próprio campo das competências. Inclusive, receber recomendações pode ajudar a ranquear o perfil, pois nelas também podem aparecer palavras-chave como competências”, finaliza.


Conclusão

Neste artigo, mostramos como criar um perfil no LinkedIn a partir de uma entrevista com Daniel Blumen. Caso esse conteúdo tenha sido relevante para você, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema!


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