Você já ouviu falar em entrevista por competência? Sabe como se preparar?

Você já ouviu falar em entrevista por competência? Como se preparar?

Como se preparar para uma entrevista por competência.

A entrevista por competência é uma das formas de contratação mais eficazes para se admitir novos colaboradores.

Um processo seletivo é um namoro, que se transforma rapidamente em um casamento, e que tem que dar certo. Por isso, recorrer a este modelo de entrevista pode aumentar as chances de tudo correr bem.

A entrevista é uma das etapas do processo seletivo mais importante. Esta deve ser feita com profundidade para entender de forma plena o que o candidato tem a oferecer e como resolverá o problema da empresa naquela função. É neste momento do processo de entrevista que é possível se certificar do que está sendo contado pelo candidato no CV, bem como no Linkedin.

De forma pragmática, a entrevista é o momento no qual a empresa e o futuro colaborador buscam encontrar a maior afinidade possível em relação à cultura e valores.

Essa etapa não é simples nem para o entrevistador e nem para o candidato. A entrevista precisa trazer de forma clara e precisa, para quem está entrevistando, o comportamento do candidato. Desta forma, a entrevista por competências é uma das formas que entrega o melhor resultado para a empresa.

Muitos entrevistadores utilizam a entrevista por competência mesclada com uma entrevista mais técnica, esta última, geralmente realizada pelo responsável direto pela vaga.

Antes de falar de entrevista por competência, é importante saber o que são competências.

Já ouviu falar no CHA – Conhecimento, Habilidades e Atitudes? A competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo, que formam a sua personalidade. Do ponto de vista da empresa, as competências devem trazer valor econômico para a mesma e valor social para o colaborador.

A entrevista por competência consegue trazer informações sobre a vivência e experiência do profissional em sua carreira. A partir destes dados, a empresa consegue entender se faz sentido a contratação daquele candidato, assim como o profissional também tem a chance de compreender se faz sentido fazer parte daquela companhia, ou seja, se faz sentido para o candidato “contratar” aquela empresa para trabalhar.

Esta técnica permite saber se as experiências passadas podem refletir em indicadores para bons resultados futuros, no novo desafio. Parte-se do princípio de que um profissional está melhor preparado para a posição a partir da sua vivência de passagens similares em sua carreira.

Valorizar as habilidades do profissional que estão mais próximas do momento pelo qual a empresa está passando, bem como próximas do cargo que ocupará, é outro fator chave que a entrevista por competência ajuda a mapear.

Para que um profissional tenha uma boa performance em uma entrevista por competência é importante que suas respostas sejam estruturadas de forma clara e objetiva.

Uma técnica que pode ser usada, para colaborar com um modelo mental e ajudar no preparo destas perguntas, (apesar destas serem situacionais, de acordo com o andar da entrevista), é utilizar a técnica STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Procure desenvolver uma planilha onde você tenha passado por situações comportamentais que possa retratar estes quatro pontos, com base nas perguntas abaixo. Assim você consegue trazer concretude para suas respostas. A ideia é se preparar e entender como funciona a metodologia.

Para o entrevistador, também é muito importante se preparar para desenvolver uma entrevista por competência. Quais competências quer identificar no candidato e então elaborar as perguntas com base nisso. Para que se desenvolva uma boa entrevista por competência, é muito importante ter o descritivo da vaga muito bem elaborado, isto ajudará o recrutador e o candidato.

 

Exemplos de perguntas para uma entrevista por competência e suas respectivas competências.

 

  1. Você pode dar um exemplo de uma decisão que precisava tomar sem ter todas as informações necessárias?
    • Tomada de decisão
  1. Você pode dar um exemplo de uma decisão errada que tomou e o que aprendeu com ela?
    • Assumir responsabilidades
  1. Fale-me de um fracasso.
    • Assumir responsabilidades
  1. Fale-me de uma situação onde você foi criativo para resolver um problema complexo.
    • Criatividade
  1. Conte-me uma situação em que você não tinha recursos financeiros ou não podia contar com o apoio de outras pessoas para realizar determinada tarefa. O que fez?
    • Criatividade
  1. Pense em uma ocasião em que você precisou escolher entre dois ou três caminhos aparentemente igualmente viáveis para atingir uma meta. Como você tomou sua decisão sobre o caminho a seguir?
    • Tomada de decisão
  1. Quais foram as decisões mais difíceis que você tomou nos últimos 6 meses e por quê?
    • Tomada de decisão
  1. Me conte sobre o último projeto que efetivou? Como você fez para concluí-lo?
    • Foco em Resultado
  1. Você pode dar um exemplo de como liderou uma situação difícil dentro de sua equipe?
    • Liderança e gerenciamento de conflito
  1. Retrate uma entrega que teve que fazer e que dependia da equipe. O que você fez para motivar o time para entregar o resultado?
    • Liderança
  1. Você já passou por uma situação que lhe fez mudar de ideia repentinamente? Qual foi o resultado?
    • Flexibilidade
  1. Conte-me um exemplo em que foi necessário assumir um trabalho que não fazia parte da sua responsabilidade. Como foi?
    • Flexibilidade
  1. Conte-me uma experiência em que você teve que passar por mudanças difíceis. Como você reagiu? Dê um exemplo específico.
    • Flexibilidade
  1. Fale-me de uma situação em que você precisou resolver várias atividades/pendências urgentes no mesmo dia. Como se organizou?
    • Organização
  1. Retrate para mim como você organiza suas prioridades no trabalho e na vida pessoal?
    • Organização

 

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Autor: Daniel Blumen

Sócio Diretor da Blumen Consultoria e Mestrando em gestão de pessoas pela FGV

 

Fonte: Materiais Blumen Consultoria; Site Guiadacarreira; Site Blogrh e Google Acadêmico.

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