O Linkedin funciona para encontrar trabalho?

Cinco executivos, entre homens e mulheres, seguram o símbolo do Linkedin, demonstrando que o Linkedln funciona para encontrar trabalho

Preparamos este artigo especialmente para você que quer saber se o Linkedin funciona para encontrar trabalho e como usar a ferramenta a seu favor. Acompanhe.

 

O Linkedin funciona para encontrar trabalho? A resposta é sim. Cada vez mais, a rede é utilizada com essa finalidade.E, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de recrutamento e software Jobvite, 97% das companhias usam algum tipo de rede social para processos de recrutamento e seleção.

Estar conectado ao Linkedin, portanto, é um diferencial competitivo, que auxilia o candidato na procura por vagas. Além disso, utilizá-lo contribui para aumentar os contatos profissionais, ou seja, ampliar o networking.

Para se ter uma ideia, em 2016, o Linkedin contava com 433 milhões de usuários. Em 2020, este número alcançou a marca de 690 milhões, abrangendo 200 países.

Os números se tornam ainda mais impressionantes quando falamos de emprego: em 2019, cerca de 4 milhões de profissionais conseguiram mudar de emprego a partir da plataforma.

Agora que você sabe que o Linkedin funciona para encontrar trabalho, continue acompanhando o nosso artigo e entenda como utilizar essa ferramenta de uma maneira vantajosa.

 

COMO ENCONTRAR TRABALHO PELO LINKEDIN?

Existem duas maneiras de encontrar trabalho pelo Linkedin. Uma delas é ficar atento e se candidatar às vagas publicadas pelo site de forma específica, usando palavras-chaves em seu CV (mais abaixo explicaremos em detalhes).

A segunda forma é ter um perfil completo e poderoso, que atraia os recrutadores.

Para isso, o primeiro passo é empregar palavras-chaves de acordo com o que se busca. Por exemplo, se o candidato busca uma posição de gerente de produto, deve contar as suas experiências nessa função, utilizando o termo ao longo de seu relato.

Isto é importante porque, neste sentindo, os algoritmos do Linkedin funcionam de maneira semelhante aos do Google. Assim, quanto mais aparecer a expressão “gerente de produto” no perfil do usuário, mais chances ele terá de encontrar uma oportunidade nessa área.

É preciso levar em conta, ainda, a importância de aparecer já nas primeiras páginas de busca do recrutador. Isso aumenta as chances de conquistar a vaga, pois a tendência é que os empregadores, assim como os internautas que estão fazendo uma pesquisa no Google, não passem das primeiras páginas.

O Linkedin funciona para encontrar trabalho, definitivamente. Porém, para ser bem-sucedido em sua procura por uma nova oportunidade, você também deve ter um perfil campeão na plataforma.  Segundo dados fornecidos pela própria rede social, um perfil campeão aumenta as chances de ser encontrado por recrutadores em 40 vezes.

Veja, a seguir, como turbinar o seu perfil.

 

COMO TER UM PERFIL CAMPEÃO NO LINKEDIN?

São 7 os itens que devem ser preenchidos para chegar a um perfil campeão:

 

  1. Foto.
  2. Sobre (resumo).
  3. Localidade.
  4. Setor
  5. Experiências.
  6. Formação Acadêmica.
  7. Competências.

 

Abaixo vamos comentar em detalhe alguns deles.

 

  • Foto

Perfis com fotos possuem 21 vezes mais chances de serem visualizados do que aqueles que não possuem. A informação é do próprio Linkedin. Por isso, esse detalhe não deve ser negligenciado.

 

  • Sobre (resumo)

Para que o empregador conheça você, no resumo do perfil que está denominado como sobre, é recomendado falar das áreas em que atua, destacando suas competências e habilidades, bem como os resultados alcançados. Se preferir, você pode fazer um texto no formato de storytelling. Fica muito interessante e atraente para os recrutadores.

 

  • Experiência

Aqui você deve preencher toda a sua experiência profissional, colocando suas conquistas, realizações e resultados. O campo Experiência é um dos mais importantes em termos de busca, por isso, é fundamental utilizar palavras-chaves que condizem com os cargos que você deseja conquistar.

 

  • Competências

Você precisa ter, no mínimo, 5 competências incluídas no perfil e, no máximo, 50. Pense quais são as principais competências que um recrutador buscaria para o cargo que você almeja e deixe três delas como as principais. Para realizar essa ação, clique na “taxinha” azul.

 

IMPORTANTE: de nada adianta você ter um SSI elevado e não ter um perfil campeão. Os algoritmos do Linkedin buscam para os recrutadores, primeiramente, quem tem um perfil campeão. Apenas depois seguem para o avançado, o intermediário e o iniciante.

No tópico a seguir, você aprenderá como disponibilizar o seu currículo no Linkedin em outros sites de busca de emprego.

 

COMO COMPARTILHAR O CURRÍCULO NO LINKEDIN E SITES DE VAGAS?

  • Formato

Sempre que tiver que submeter seu currículo por meio do Linkedin ou de algum site que a plataforma o encaminhar, fique atento ao formato, pois cada empresa pede em um formato. Em geral, Word ou PDF.

 

  • Fonte

Não fuja do básico: é recomendado utilizar letras comuns como Arial, Times New Roman e Courier New.

 

  • Imagens

Não coloque gráficos e imagens em seu currículo. Algumas pessoas, por exemplo, usam o ícone de telefone ao invés de escrever “telefone” ou o ícone do Linkedin no lugar da palavra. Isso deve ser evitado.

 

  • Descrição da vaga

Veja a descrição da vaga na qual você tem interesse e adeque o seu CV a esta descrição, desde que tudo seja verdade. O Linkedin e os sites de busca de empregos lerão seu currículo por meio destas palavras-chaves (é isso mesmo: você terá que adaptar o seu CV para cada posição que encontrar!).

 

CONTA PREMIUM DO LINKEDIN: VALE A PENA PARA QUEM ESTÁ EM BUSCA DE TRABALHO?

O Linkedin oferece aos usuários planos premium, isto é, versões pagas para a utilização da rede social. Com o upgrade, você terá benefícios que podem ajudar e acelerar a conquista de um emprego. Assim, pode ser conveniente investir em uma conta premium.

Não vamos nos aprofundar neste assunto, pois ele será tema para outro artigo. Mas, em síntese, se houver a possibilidade, invista em algum dos planos pagos e utilize os recursos adicionais que eles proporcionam de maneira estratégica para conseguir um trabalho.  Como sugestão, após estar craque no Linkedin, assine por um mês grátis e veja se terá vantagens em ter uma conta premium.

 

ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS DE SEU SETOR E COMPARTILHE CONTEÚDO NO LINKEDIN, TORNANDO-SE AUTORIDADE EM SUA ÁREA

Mostrar-se atualizado sobre temas referentes à sua área é uma excelente estratégia para se diferenciar e chamar a atenção dos recrutadores.

Sendo assim, uma das ferramentas que o Linkedin oferece a você é a possibilidade de compartilhamento de conteúdos relevantes aos usuários da rede. Para isso, você pode pesquisar um pouco sobre marketing de conteúdo e produzir artigos próprios, com o objetivo de ganhar audiência na plataforma e de se colocar como autoridade em assuntos de seu segmento de interesse.

Algumas outras práticas também podem ajudá-lo, entre elas, acompanhar as tendências do seu setor, levando em consideração que o próprio time do Linkedin faz diariamente uma curadoria dos conteúdos mais relevantes de cada área.

Para que o seu conteúdo, próprio ou compartilhado, tenha valor para o público, é importante entender as dores dos usuários, ou seja, que respostas buscam. É necessário, ainda, postar com regularidade e evitar gerar temas polêmicos, como assuntos políticos que podem afastar pessoas e prejudicar negociações.

Nas postagens autorais, adote uma linguagem persuasiva que atraia os seus leitores, além de usar hashtags para ganhar mais visibilidade.

O Linkedin possibilita acompanhar quantas pessoas chegaram ao seu perfil e por quais palavras-chaves você foi encontrado. Com base no relatório diário fornecido pela plataforma, é possível mensurar os resultados e verificar como melhorar as estratégias.

Para finalizar, lembre-se sempre de que o Linkedin é uma plataforma de negócios: nela, não se abordam assuntos de interesses pessoais, como é o caso do Facebook. Além disso, deslizes como erros de português são inaceitáveis.

Se você tem uma atuação frequente aliada a um perfil campeão, certamente terá a chance de ser encontrado pelos recrutadores até mesmo antes de abrirem as vagas para o mercado. Pense nisso!

 

UTILIZE O LINKEDIN PARA GANHAR VISIBILIDADE NO MERCADO CORPORATIVO

Se você leu o nosso artigo, já teve a confirmação de que o Linkedin funciona para encontrar trabalho e é um excelente recurso para ampliar seu networking. Já sabe também como potencializar as suas chances de encontrar uma oportunidade por meio dessa plataforma e ser reconhecido no mercado corporativo.

Continue acompanhando os nossos conteúdos. Se precisar de suporte ou quiser tirar dúvidas sobre o tema abordado neste artigo, entre em contato conosco. Vale lembrar que muitos assessorados da Blumen Consultoria têm seguido estas dicas e têm sido chamados para entrevistas.

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

 

Outplacement em SP: dicas na hora de contratar

SSI: o segredo para aumentar a força do seu perfil no Linkedin

Como transformar o Linkedin no meu melhor currículo?

Por que e como acompanhar o processo de recolocação profissional de ex-funcionários.