O que colocar no perfil do LinkedIn para se destacar?

Imagem ilustrativa para texto sobre o que colocar no perfil do LinkedIn.

Se você deseja chamar a atenção dos recrutadores e impulsionar sua carreira, é essencial saber o que colocar no perfil do LinkedIn para se destacar.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas que podem apoiá-lo. Confira!

 

O LinkedIn é uma rede social que auxilia tanto organizações que desejam atrair os melhores talentos, quanto profissionais que estão em busca de novas oportunidades na carreira.

Para se ter uma noção de seu alcance, essa plataforma já possui mais de 900 milhões de usuário no mundo, e quase 63 milhões deles estão no Brasil.

Porém, não basta ter um perfil no LinkedIn para se beneficiar do poder dessa rede social corporativa. É necessário, ainda, saber o que colocar no perfil do LinkedIn.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o apoio de Daniel Blumen, da Blumen Consultoria, que compartilhou algumas dicas para tornar seu LinkedIn mais atraente. Veja seu breve currículo:

  • Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Ao longo de 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais, como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, possui MBA em Administração Estratégica pela FIA, pós-graduação em Marketing na ESPM e mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP. Publicou artigos em periódicos científicos de importância nacional e internacional, sobre tecnologia no processo de recrutamento e seleção.

Leia nosso texto até o final e entenda o que colocar no perfil do LinkedIn!

 

O que colocar no perfil do LinkedIn para impulsionar sua carreira

Existem quatro níveis de perfil: iniciante, intermediário, avançado e campeão. Para que você seja encontrado mais facilmente por recrutadores, é importante ter um perfil campeão.

Isso porque, quando o recrutador utiliza a ferramenta LinkedIn Recruiter, o que aparece nas primeiras páginas são os perfis campeões. “Quando você vai fazer uma compra e pesquisa no Google, você olha quantas páginas? Três, no máximo! Com os recrutadores ocorre o mesmo: quem tem o perfil campeão chega primeiro para o recrutador e, a partir daí, ele formará a short list”, esclarece Daniel.

Para ter um perfil campeão, é necessário preencher sete itens. São eles:

A seguir, apresentamos cada um deles detalhadamente:

 

1# Foto do perfil

“A foto do perfil é o primeiro fator a se considerar, já que ela representa o contato inicial que você vai ter com os recrutadores. Dessa forma, é preciso escolher sua foto com cautela”, explica o sócio-diretor da Blumen.

De acordo com ele, é importante evitar excesso de filtros, já que a fotografia precisa parecer com a pessoa. “Da mesma forma, eu aconselho evitar óculos escuros ou fotos que cortem seu rosto ou o descaracterize”, adverte.

Ainda segundo Daniel, por se tratar de uma rede social voltada ao mercado de trabalho, deve-se apostar em roupas adequadas ao ambiente profissional que se almeja ingressar, e sorrir para transmitir simpatia.

Outro fator que deve ser levado em conta, conforme explica, é o fundo, que deve ser neutro para não chamar mais a atenção do que as pessoas. “Nesse sentido, para editar o fundo da foto, você pode usar o site Trakto”, recomenda.

Também é essencial verificar se a foto está no modo “Todos”, o que torna a imagem visível para a internet em geral, inclusive para buscadores como o Bing e o Google. Também há a opção de colocar a foto no modo “Todos os usuários do Linkedin”. Desta forma, ela fica visível para todos os integrantes da plataforma. Não a deixe no modo “Somente conexões de 1° grau” ou “Sua rede”, pois a imagem não aparecerá para conexões de segundo e terceiro graus.

 

2# Localidade

No item “localidade”, Daniel Blumen destaca que é importante colocar a região onde você deseja trabalhar, pois o recrutador fará buscas de acordo com a cidade ou estado em que ele precisa ocupar a vaga. “Se o recrutador é de Curitiba e você almeja uma posição nesta cidade, no entanto, o seu perfil sinaliza que você mora em São Paulo, talvez seja mais interessante colocar como localidade Curitiba, pois terá mais chances do recrutador acioná-lo”.

 

3# Setor

Se você deseja utilizar seu LinkedIn para impulsionar sua carreira, você deve adicionar seu setor para atrair a atenção de potenciais recrutadores. Além disso, no título do seu LinkedIn, logo abaixo da foto, devem estar presentes a posição e a área de atuação, ou seja, o cargo, utilizando sempre as palavras-chave corretas.

 

4# Sobre

Daniel esclarece que é de extrema importância preencher o campo “sobre” para abordar sua área de atuação, competências, habilidades e conquistas profissionais. “Você pode contextualizar sua história, contando seus pontos mais importantes, por meio de um storytelling para tornar sua trajetória mais interessante para os recrutadores”, explica.

O especialista também afirma que é possível simplesmente trazer o resumo de qualificações do CV para o “sobre”. “Lembre-se que o Linkedin comporta mais caracteres que um currículo, que deve ter no máximo duas páginas”.

Além disso, ele destaca que é indicado colocar o e-mail no “sobre” para facilitar o contato dos recrutadores. “É importante colocar seu e-mail no final desse ‘sobre’ porque, se algum recrutador quiser entrar em contato e ele não for seu contato de primeiro grau, ele consegue mandar uma mensagem para você”.

 

5# Experiências

“O campo ‘experiências’ é um dos mais importantes para o LinkedIn. Nele, você deve preencher suas experiências profissionais, enfatizando seus resultados. Lembre-se ainda de utilizar palavras-chave que estejam atreladas ao cargo que você deseja conquistar”, afirma Daniel.

Outro ponto fundamental é incluir o cargo que você ocupa ou quer ocupar, tendo em mente que essa função é composta por posição e área, exemplo: Diretor (posição) de Marketing (área).

 

6# Formação acadêmica

A formação acadêmica é um item importante, que deve ser inserido no perfil do LinkedIn, assim como demais certificações e cursos de idiomas.

“Nesse caso, deve ser inserida em ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente e, também procurar colocar as datas de início e conclusão de cada uma delas”, indica Daniel.

 

7# Competências

“Para ter um perfil campeão e chamar a atenção de recrutadores, você precisa ter entre cinco e 50 competências profissionais inseridas nesse campo”, destaca Daniel.

Assim, deve-se analisar quais são as principais competências valorizadas pelos recrutadores e deixar cinco delas como as principais.

Daniel Blumen mostra isso por meio de um vídeo, a convite da Fundação Estudar, explicando detalhadamente o que você deve fazer para ter um perfil campeão no LinkedIn. Confira abaixo:

 

#Dica Bônus

Segundo Daniel Blumen, ter perfis no LinkedIn em diferentes idiomas é uma excelente estratégia para chamar a atenção de recrutadores.

“Recomendo fortemente que você tenha um perfil em português nativo e, se for fluente em inglês, que crie um perfil nesse idioma. Isso porque os recrutadores podem buscar pela palavras-chave em inglês, e serem direcionados ao seu perfil”, detalha.

 

Palavras-chave no LinkedIn: importância e como usar

Atualmente, os departamentos de RH têm se apoiado na tecnologia para facilitar a triagem de currículos a partir de palavras-chave.

Da mesma forma, utilizar as palavras-chave corretas no seu perfil do LinkedIn também é fundamental para se destacar e chamar a atenção de recrutadores.

Dessa forma, conforme explicação de Daniel, é importante saber que existem alguns campos mais mapeados, nos quais se deve inserir a palavra-chave. São eles:

  • Título;
  • Sobre;
  • Experiências; e
  • Competências.

“No título, é indicado ser específico, colocando o cargo que você busca ou no qual você atua, sempre composto por posição e área, conforme comentado acima, por exemplo: analista de RH, analista de vendas, gerente de vendas”, ressalta.

Para isso, faça uma análise do que você almeja e estabeleça as palavras-chave direcionadas às suas expectativas e relacionadas à indústria, ao segmento, função ou área de atuação em que você está buscando uma oportunidade.

Quem busca uma vaga na área de RH, por exemplo, deve incluir palavras-chave como “Treinamento e desenvolvimento”, “negociação sindical”, “recrutamento e seleção” etc.

Porém, lembre-se de não exagerar no uso de palavras-chave, pois isso pode comprometer a objetividade e a qualidade do seu LinkedIn. “Cuide para que haja naturalidade no uso das palavras-chave e para que elas sejam utilizadas nas descrições de suas experiências e resultados”, aconselha Daniel.

 

Como saber se meu perfil é campeão?

Daniel informa que, para saber se o seu perfil é campeão, é possível visualizar uma régua que aparece entre a cartela principal do LinkedIn e o painel de análise.

“Essa régua cinza aparece em todos os perfis, exceto no perfil campeão. Na prática, ela dá dicas do que precisa ser preenchido para ser um perfil campeão. Não há nada escondido”, frisa.

 

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • O LinkedIn é uma rede social usada tanto por organizações que buscam talentos quanto por profissionais que procuram oportunidades;
  • Essa plataforma já possui mais de 900 milhões de usuário no mundo e quase 63 milhões no Brasil;
  • Para se beneficiar do seu potencial enquanto rede social corporativa, é importante saber o que colocar no perfil do LinkedIn;
  • Existem quatro níveis de perfil: iniciante, intermediário, avançado e campeão;
  • Pessoas com perfil campeão são localizadas mais facilmente por recrutadores;
  • Quando o recrutador utiliza a ferramenta LinkedIn Recruiter, o que aparece nas primeiras páginas, teoricamente, são os perfis campeões;
  • Para ter um perfil campeão, é necessário preencher sete itens: foto do perfil, “sobre”, competências, formação acadêmica, experiências, localidade e setor;
  • É preciso ter cautela ao escolher a foto do perfil, pois ela será seu primeiro contato com o recrutador;
  • Nesse sentido, é importante evitar excesso de filtros ou qualquer outro fator que possa descaracterizar o usuário;
  • No “sobre”, são abordadas área de atuação, competências, habilidades e conquistas profissionais;
  • Também é importante colocar o e-mail no campo “sobre”;
  • Para ter um perfil campeão e chamar a atenção de recrutadores, é indispensável ter entre 5 e 50 competências profissionais inseridas no campo “competências”;
  • A formação acadêmica é um item importante, que deve ser inserido no perfil do LinkedIn;
  • O campo “experiências” serve para preencher sua trajetória profissional, enfatizando seus resultados;
  • No item “localidade”, se deve inserir a cidade e estado onde quer trabalhar ou onde trabalha;
  • É crucial adicionar seu setor para atrair a atenção de potenciais recrutadores;
  • Ter perfis no LinkedIn em diferentes idiomas é uma maneira de chamar a atenção de recrutadores;
  • Utilizar as palavras-chave corretas no seu perfil do LinkedIn é essencial para se destacar;
  • Para saber se seu perfil é campeão, você pode visualizar uma régua que aparece entre a cartela principal do LinkedIn e o painel de análise.

 

Se você gostou deste conteúdo sobre “o que colocar no perfil do LinkedIn para se destacar”, compartilhe com alguém que possa se beneficiar desse aprendizado.

 

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