É preciso compreender que o sucesso de uma empresa se concentra no capital humano que a impulsiona.
Embora a perspectiva seja de queda do desemprego, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Pnad – estima que 12,3% da população encontra-se desempregada. São mais de 13 milhões de brasileiros não exercendo atividade remunerada formal. A tomada de consciência acerca da responsabilidade social que as empresas assumem hoje auxilia no combate das altas taxas de desemprego no país.
Uma das principais ações tomadas pelas companhias tem sido a criação de programas de recolocação dos colaboradores recém demitidos. Porém, antes de abordamos os benefícios que a organização adquire ao adotar esta postura de amparo ao profissional desligado, é preciso entender o que é a recolocação profissional e como esse programa funciona.
A recolocação profissional é um serviço oferecido por consultorias especializadas cujo foco consiste na assessoria ao funcionário desligado, objetivando sua reinserção no mercado de trabalho com o menor impacto possível. Serão disponibilizadas ao assessorado ferramentas e informações pertinentes ao propósito, tais como: mapeamento de suas habilidades e futuras possibilidades; desenvolvimento do currículo; simulados de entrevista; indicações e encaminhamento de currículo para vagas disponíveis no mercado e headhunters; construção de um perfil campeão no Linkedin; como desenvolver o networking de forma efetiva e o melhor caminho para construir sua imagem no mercado, entre outras importantes orientações. Além dos requisitos técnicos, é fundamental acolher o assessorado emocional e psicologicamente, entendendo seu quadro de forma holística e deixando-o preparado para voltar ao mercado.
Com esse suporte, o profissional que recebe a assessoria terá uma transição mais tranquila de um emprego a outro. A partir do apoio de consultores qualificados, o assessorado tem seu estresse reduzido, ao mesmo tempo em que aumenta sua autoestima. A consultoria compreende, também, apoio a informações das novas tendências do mercado, propiciando fortalecimento da autoconfiança, geralmente abalada em períodos de mudanças como esses. Toda essa ação revigoradora em prol da continuidade de sua carreira estreita o vínculo entre a empresa e o ex-funcionário, que atribui a esta certa percepção humanitária.
Ao apoiar o ex-colaborador em seu reposicionamento no mercado, a empresa desempenha o significativo papel de manutenção da integridade do profissional. Com a organização e o planejamento do programa de demissão, expressa-se bom alinhamento com valores éticos e de solidariedade.
No que concerne à empresa, a recolocação profissional vem acompanhada de incomensuráveis benefícios. Em primeiro lugar, a valorização e o reconhecimento dos serviços prestados pelo ex-colaborador (ao oferecer este tipo de programa a empresa ajuda o ex-funcionário a se recolocar 50% mais rápido ─, sem sombra de dúvidas, é uma forma de recompensar toda a dedicação do profissional). Isso reverbera na redução de processos trabalhistas, denúncias e possíveis multas contra a empresa.
Através da adoção de estratégias e planificação do processo de demissão responsável, a imagem de uma empresa humanizada ganha solidez e, simultaneamente, a primazia no aprimoramento do employer branding da corporação. A expressão, traduzida para o português, significa “marca do empregador”.
A recolocação profissional influi positivamente nas relações interpessoais entre a empresa e os colaboradores, que estimarão a organização como um lugar que valoriza todos àqueles que contribuíram com seu crescimento. Com isso, a empresa cativa uma percepção do mercado favorável a seu respeito. Consequentemente, torna-se polo de atração de novos talentos e amplia-se a procura por uma vaga em sua organização. Uma vez que a empresa tem sua marca fortalecida, as chances de compor uma equipe de alta performance são maiores, influindo diretamente na produtividade e sucesso da organização.
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