SSI: o segredo para aumentar a força do seu perfil no Linkedin

SSI

Social Selling Index (SSI) pode ser traduzido como Índice de Vendas Sociais. Trata-se de um indicador que demonstra o quanto o perfil de um profissional é capaz de “se vender” no LinkedIn, variando de 0 a 100. Leia este artigo e saiba mais!

 

O LinkedIn é uma ferramenta de extrema importância para pessoas que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho e para as empresas que desejam recrutar os melhores profissionais.

Afinal, trata-se da principal plataforma com essa funcionalidade, que já conta com mais de 900 milhões de usuários no mundo e quase 63 milhões no Brasil.

O que poucas pessoas sabem é que o LinkedIn conta com um recurso poderoso, o SSI, que contribui para entender a força do seu perfil e potencializá-lo.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o apoio de Daniel Blumen, da Blumen Consultoria, para nos aprofundar no assunto. Conheça o breve currículo do nosso entrevistado:

Daniel Blumen é sócio-diretor da Blumen Consultoria. Ao longo de 25 anos, foi executivo nas áreas de marketing e inovação em multinacionais, como Sherwin Williams, Merck, Pfizer, Wyeth e Boehringer Ingelheim. Formado em Comunicação Social, possui MBA em Administração Estratégica pela FIA, pós-graduação em Marketing na ESPM e mestrado em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP. Publicou artigos em periódicos científicos de importância nacional e internacional, sobre tecnologia no processo de recrutamento e seleção.

Agora, veja os tópicos que abordaremos nesta matéria. Aqui, você verá:

 

SSI: o que é?

Como funciona o SSI?

Os 4 pilares do SSI

Ranking de SSI no setor e ranking de SSI na rede

Como ver o SSI

Conclusão

 

Aproveite as preciosas informações deste artigo. Boa leitura!

 

SSI: o que é?

A sigla SSI significa Social Selling Index (em português, Índice de Vendas Sociais) se trata de uma fórmula que mede o quão “vendedor” está o seu perfil na principal rede social voltada para contatos profissionais do mundo, o LinkedIn.

“Na prática, esse índice varia de 0 a 100 e quanto mais alta a sua pontuação mais relevante é o seu perfil dentro da plataforma”, explica Daniel.

 

Como funciona o SSI?

De acordo com Daniel Blumen, o SSI é medido com base em quatro pilares, cada um valendo 25%. Portanto, o SSI máximo é de 100%.

“Quanto maior o seu SSI, maior as chances de receber contatos e, por sua vez, de ser encontrado por recrutadores, trazendo novas oportunidades para sua carreira, afinal, em teoria você está ativo na plataforma”, afirma.

No tópico a seguir, explicamos em detalhes os quatro pilares do SSI, que permitem avaliar e otimizar o impacto das suas interações na rede social.

 

Os 4 pilares do SSI

O SSI é composto por quatro pilares, que valem 25% cada um, conforme explicamos no tópico anterior. São eles:

1# Estabelecer sua marca pessoal;

2# Localizar as pessoas certas;

3# Interagir, oferecendo insights; e

4# Criar relacionamentos.

 

Confira cada pilar detalhadamente:

 

1# Estabelecer sua marca profissional

Tenha seu perfil 100% completo

O primeiro passo para estabelecer sua marca pessoal é ter o perfil 100% completo, com todos os campos preenchidos.


Adicione conteúdo relevante e de boa qualidade ao seu perfil

Adicionar conteúdo relevante significa adicionar conteúdo de boa qualidade dentro do seu perfil, especialmente nos campos “sobre” e nas “experiências profissionais”. Inclusive, você pode incluir fotos, vídeos, campanhas. Assim estará aumentando a reputação de sua marca profissional.


Interaja com o conteúdo postado

Para aumentar sua visibilidade, é interessante interagir sobre o conteúdo do feed, com as pessoas que estão em seu LinkedIn. “Nesse sentido, não basta curtir as postagens, é fundamental fazer comentários relevantes e ao compartilhar determinado post, comentar sobre ele”, acrescenta Daniel.


Receba recomendações

“Sem dúvida, você deve pedir recomendações para as pessoas que falam bem de você. “Neste sentido é importante que tenha, no mínimo, 10 recomendações. Como as recomendações geralmente trazem competências, isso ajuda a alavancar seu perfil diante dos recrutadores”, afirma Blumen.

 

#EM RESUMO

Para estabelecer sua marca profissional, você precisa:

  • Ter seu perfil 100% completo
  • Adicionar conteúdo relevante, de boa qualidade
  • Interagir com os conteúdos postados pela sua rede
  • Receber recomendações

 

 

2# Localizar as pessoas certas

Use ferramentas de busca

As ferramentas de busca são as grandes aliadas no momento de localizar pessoas, empresas e vagas, ampliando sua rede de conexões e suas oportunidades profissionais.

 

Expanda sua rede de conexões

Expandir sua rede de conexões significa olhar para as pessoas que trabalham na mesma área que você ou em departamentos de recursos humanos, caso você esteja procurando uma recolocação profissional. Vale contatar pessoas da sua área em empresas que deseja trabalhar. Não esqueça dos seus conhecidos, pares, líderes e liderados.

 

Faça parte de grupos

Existem ainda diversos grupos dos quais você pode fazer parte, incluindo grupos com profissionais da sua área e grupos de vagas voltados ao seu segmento. “Lembre-se que fazer parte de grupos nessa rede social é uma boa estratégia para ampliar suas conexões e possibilidades profissionais”, explica nosso entrevistado.

 

Verifique quem viu seu perfil e aceite novas conexões

Quando falamos em verificar quem viu seu perfil e aceitar novas conexões, existem duas linhas de pensamento: uma que diz que se deve aceitar todos os convites e outra, que defende aceitar somente quem for interessante para você.

Daniel Blumen defende a segunda opção. “Dessa forma, quando as pessoas postarem em suas páginas do LinkedIn, seu feed ficará repleto de informações relevantes para você e não o contrário”.

 

#EM RESUMO

Para localizar as pessoas certas, você precisa:

  • Usar ferramentas de busca
  • Expandir sua rede de conexões
  • Fazer parte de grupos
  • Verificar quem viu seu perfil e aceitar novas sugestões

 

3# Interagir oferecendo insights

Poste conteúdos relevantes

Daniel Blumen ressalta que é importante que suas postagens no LinkedIn sejam relevantes e tenham constância. “Isso não significa postar todos os dias, mas postar, por exemplo, todas as terças e quintas em determinado horário e não uma vez em maio e outra em julho. Caso contrário, você não terá bons resultados, tanto em termos de crescimento da sua marca profissional, quanto no pilar Interagir oferecendo insights.”

Daniel revela ainda a receitinha 4:1:1. Por semana, comente 4 posts, compartilhe 1 publicação e crie 1 postagem.

 

Obtenha informações por meio do LinkedIn

Utilize a plataforma para obter informações relevantes sobre sua área de atuação e oportunidades profissionais.

 

Faça comentários pertinentes em posts e grupos

Uma excelente maneira de aumentar seu SSI e chamar a atenção de recrutadores é fazendo comentários relevantes em posts e grupos sobre sua área de atuação.

Outro segredo para ter ganho em “Interagir oferecendo insights” é o seguinte: ao ver uma postagem interessante não curta antes de comentar ou compartilhar. Faça o caminho contrário, primeiro comente e/ou compartilhe (sempre com um comentário a respeito) e só depois curta, uma vez que o like não tem peso algum sobre esse pilar.

 

#EM RESUMO

Para interagir, oferecendo insights, você precisa:

  • Postar conteúdos relevantes
  • Obter informações por meio do LinkedIn
  • Fazer comentários pertinentes em posts e grupos.

 

4# Criar relacionamentos

Conecte-se a pessoas

Para criar relacionamentos e aumentar seu SSI, é imprescindível se conectar a pessoas de maneira estratégica, isto é, pessoas que façam sentido aos seus objetivos. Por exemplo: sou um profissional de marketing e busco recolocação na área. Uma boa ideia é se conectar a gestores de marketing de empresas com as quais eu me identifique em termos de cultura e valores.

 

Procure focar seus contatos em pessoas relevantes

Conforme explica Daniel, focar seus contatos em pessoas relevantes significa priorizar pessoas que tenham muitos contatos, que sejam relevantes no seu meio ou interessantes para o momento em que você está.

“Outra dica para criar bons relacionamentos no LinkedIn é fazer sempre comentários positivos, fugindo de assuntos polêmicos como religião e política”, frisa.

 

#EM RESUMO

Para criar relacionamentos, você precisa:

  • Conectar-se a pessoas
  • Focar seu contato em pessoas relevantes

 

Ranking de SSI no setor e ranking de SSI na rede

Na página do SSI, você também consegue ver a posição do seu SSI em relação à posição de outras pessoas do seu setor e da sua rede de contatos.

Imagem do SSI, o social selling index do Linkedin

 

No perfil da imagem, por exemplo, apenas 2% dos profissionais do setor tem um SSI igual ou maior do que 72. Ou seja, o SSI da imagem é maior do que 98% das pessoas que atuam no mesmo segmento.

Já sobre o SSI médio na rede, apenas 7% da rede de contatos do perfil acima tem um SSI igual ou maior que 72. Portanto, esse SSI é maior do que 93% das pessoas da sua rede.

 

Como ver o SSI?

Você pode ver seu SSI pelo computador. Basta estar com o LinkedIn aberto e então abrir uma nova janela de navegação ao lado e digitar: www.linkedin.com/sales/ssi

Não é possível efetivar esta checagem pelo aplicativo do Linkedin, mas ainda assim é possível realizá-la pelo celular por meio do seu navegador de internet. É só acessar o link: https://lnkd.in/dDxqyvS.

 

Conclusão

Neste artigo, mostramos como tornar seu perfil no LinkedIn mais “vendedor” e forte para fazer negócios por meio do SSI, o Social Selling Index.

Tenha em mente que o SSI é apenas uma ferramenta que mostra como você está performando no Linkedin. É um marcador que sinaliza o quão ativo você está na rede.

 

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